Duas rotatórias existentes ao longo da BR-163 no perímetro urbano de Dourados são objeto de estudos da concessionária CCR MS Via, mediante acompanhamento da Administração Municipal, através da Secretaria de Planejamento, com o objetivo de ampliar a segurança, principalmente, de pedestres e ciclistas que transitam pelas localidades.
A melhoria do trânsito nas duas localidades é uma luta constante da Prefeitura de Dourados, por determinação da prefeita Délia Razuk, para que haja mais comodidade e segurança aos usuários do trânsito nos acessos aos bairros cujos acessos são os trevos ‘do DOF’ (entroncamento com a rua Coronel Ponciano e MS-156) e ‘da Bandeira’ (entroncamento com a Avenida Hayel Bon Faker e BR-463).
Segundo o secretário Carlos Dobes, a concessionária encaminhou um projeto que recebe adequações da Seplan para ser enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na busca por autorização para intervenções. “Além das conversas com a CCR a Prefeitura mantém tratativas com engenheiros de trânsito da Capital para elaboração de um estratégia que seja a melhor possível”, disse Dobes, que tem consultoria marcada para o dia 23 de maio, em Campo Grande.
O secretário ressaltou que a redução da velocidade dos veículos (principalmente caminhões) e a implantação de faixas de pedestres nos locais, com possibilidade até mesmo de instalação de semáforos, são medidas estudadas. “O principal objetivo é aumentar a segurança desta parcela do trânsito que é mais frágil”, disse o secretário.
No final da semana passada, o secretário Dobes manteve reunião com representantes da CCR MSVia e Carlos Fábio, diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran).
As conversas por soluções para o trânsito ao longo do trecho da rodovia que corta o perímetro urbano acontecem há alguns meses, incluindo agenda entre a prefeita Délia, a bancada e representantes da ANTT, e reuniões com moradores.