A entrega dos medicamentos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos – REMUME e de uso contínuo, como os utilizados no tratamento de Diabetes, Depressão, Hipertensão, Parkinson, foi retomada nesta semana em Dourados.
Segundo secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior, como não houve licitação no ano anterior o estoque de alguns remédios chegou ao fim. “No início do ano começamos o processo de licitação para evitar essa baixa, mas o processo em si é demorado e todo contexto da pandemia e desabastecimento global dos fornecedores prejudicou a celeridade das etapas. Iniciamos agora o recebimento das primeiras remessas, que já normalizaram os estoques de alguns medicamentos de uso contínuo, como os utilizados para hipertensão, diabetes e transtornos mentais, garantindo o acesso à saúde”, detalhou.
Ainda segundo o secretário, o compromisso é manter, no que depender do município, regularizado o fornecimento.
A população já pode procurar as unidades. Para retirar os medicamentos o paciente ou responsável precisa estar com receita médica do SUS em duas vias e cartão SUS. “Lembrando que o paciente precisa ser residente no município de Dourados”, reforça o secretário.
Saúde Mental
Os medicamentos controlados podem ser retirados na Farmácia Saúde Mental do PAM (Pronto Atendimento Médico), na rua Vanilton Finamore, 289- Vila Industrial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Farmácias Básicas
Os medicamentos padronizados podem ser retirados nas farmácias das unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na farmácia Básica do PAM, o funcionamento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 17h aos finais de semana e feriados.
Unidades com Farmácia Básica:
CSU
Ildefonso Pedroso
Izidro Pedroso
Maracanã
Parque das Nações II
Ramão Vieira – Cachoeirinha
Santo André
Seleta
Vila Rosa
Distritos:
Itahum (7h às 11h e 13h às 17h)
Vila Vargas (7h às 14h)