Embora o movimento maior tenha acontecido no período da manhã por conta da previsão de chuva no período da tarde, o que é comum no Dia de Finados, a estimativa é de que pelo menos 60 mil pessoas tenham passado pelos dois cemitérios públicos de Dourados, o Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus.
Muitas pessoas se anteciparam para preparar as sepulturas dos entes queridos, fazendo pequenas reformas, lavando ou capinando o mato aos arredores. Neste domingo ainda se via algumas pessoas fazendo a manutenção dos túmulos.
Ao longo do dia foram realizadas quatro missas pela Igreja Católica. A primeira foi às 7h30, depois às 10h; às 15h e a última, às 17h. A administração dos cemitérios ficou à disposição dos visitantes, das 7h às 18h.
Para atender o grande público, a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) instalou banheiros químicos e colocou a disposição caminhões pipas para abastecer as caixas de água.
A Semsur também deixou três servidores para atender os visitantes que precisaram de ajuda na manutenção dos túmulos e informações. De acordo com o diretor de Serviços Urbanos, Édio Carneiro, limpeza nos cemitérios foram feitas no interior e na parte externa vários dias antes do feriado, fazendo poda, limpeza, varrição e pintura. “Mas a secretaria decidiu deixar três servidores de plantão neste domingo para atender ao público”, disse Édio.
Os fiscais de postura também passaram o dia nos cemitérios organizando os vendedores ambulantes que comercializaram velas, flores, alimentação e bebida (exceto alcoólica). Pelos menos 120 ambulantes ficaram instalados aos arredores dos dois cemitérios, nas ruas Coronel Ponciano e Palmeiras. “Foi bastante tranqüilo, não tivemos nenhum problema, até fomos elogiados pela organização”, disse o coordenador dos fiscais de postura, Luiz Carlos Lopes.
A Guarda Municipal e agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também fizeram a organização do trânsito na região dos cemitérios.