Restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, cafeterias e similares que queiram constar no Guia Gastronômico de Dourados 2015 têm de estar inscritas no Cadastur (Cadastro do Turismo), do Ministério do Turismo, instituído pela Lei Federal 11.771/08.
O guia está sendo preparado pela Abrasel-MS (Associação Brasileira de Restaurantes – Seção de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com apoio da FUNDTUR-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).
O Guia Gastronômico é uma ação do Projeto Sabores de Dourados, criado pelo prefeito Murilo em 2012 para incentivar o desenvolvimento da gastronomia local. Além dos festivais, a Prefeitura promove qualificação de mão de obra, missões, organização do setor e outros eventos.
Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, explica que projeto trabalha a gastronomia aliada ao turismo, já que como polo regional de turismo de negócios e eventos, Dourados recebe milhares de pessoas por ano.
A proposta de Murilo é oferecer cada vez mais uma gastronomia de excelência para atender bem os turistas e também a população local. “É um setor que gera bastante emprego e agrega valor e muito importante na nossa economia”, destaca Beth.
A secretária destaca ainda o crescimento do setor gastronômico em Dourados. Segundo ela, somente este ano já foram abertos 15 novos restaurantes, gerando emprego e contribuindo para que Dourados lidere a abertura de novos postos de trabalho em Mato Grosso do Sul. “Do trad turístico, o setor gastronômico é o mais gera emprego em Dourados. É mais uma iniciativa de apoio do prefeito Murilo que dá certo”, ressalta Elizabeth.
Inscrição – De acordo com a turismóloga Rejane Delvalle Morinigo, as empresas ainda não cadastradas e que tenham interesse em constar no guia, que será impresso, devem efetuar o cadastro até sexta-feira, dia 24. “É um material importante de divulgação da gastronomia local, que constará também todos os pratos do festival gastronômico deste ano”, explica.
O cadastro é gratuito e permite a participação em eventos, feiras e curso de qualificações realizados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Fundtur-MS. Mais informações sobre o Cadastur podem ser obtidas no site www.cadastur.turismo.gov.br.
Para providenciar o cadastro, a empresa deve entrar em contato com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul pelos telefones (67) 3318-7658 e (67) 3318-7661 ou ainda pelo e-mail: cadasturms@gmail.com, falando com Aline ou Aldo, no horário das 07h:30 às 13h:30.