Uma parceria entre o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura vai capacitar mais 40 profissionais para atuar no agronegócio em Dourados. 20 alunos fazem o curso na Escola Castro Alves e outros 20 estudam na Escola Menodora Fialho de Figueiredo.
Os cursos, com foco na bovinocultura leiteira e de corte, são pelo Pronatec Agro, uma das linhas de atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, desenvolvido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O objetivo é gerar mais oportunidade no campo através da qualificação de agricultores e seus familiares, trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário e estudantes de escolas técnicas e do Ensino Médio.
Em Dourados os cursos, que começaram no dia 4, tem duração de 240 horas. Participam estudantes do ensino médio, técnicos agrícolas e produtores interessados em se preparar para a atividade no campo. Eles aprendem sobre tecnologia de produção e manejo, custo produção, mercado, criação e interpretação de índices e planilhas. As aulas são a tarde e noite.
O secretário de Agricultura e Economia solidária, Landmark Ferreira Rios, explica que é mais uma parceria importantes da Prefeitura para levar tecnologia ao campo. “Nós temos muitas pequenas propriedades no município produzindo leite. Quanto mais técnicos tivermos orientando, melhor será a nossa produção e a renda do produtor”, afirma. “A melhoria de renda e crescimento econômico em todos os setores é uma grande preocupação do prefeito Murilo”, acrescenta.
As aulas estão sendo aplicadas por instrutores do Senar/MS. “O Pronatec Agro vem atender a demanda de formação de assistente técnico e formação rural para as propriedades, nas áreas de bovinocultura de corte e leite, integração lavoura-pecuária e floresta, fruticultura, horticultura e ainda na agricultura”, destaca o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
Parceria – O Senar/MS já é parceiro da Prefeitura desde o início da administração do prefeito Murilo, através do programa Qualifica Dourados. Neste segundo semestre foram abertas 148 vagas em oito cursos. Certificados de alguns cursos já foram entregues pelo prefeito Murilo.
A primeira turma deste semestre fez o curso de produção de alimentos saudáveis, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) central. No Cras de Vila Vargas aconteceu o curso de processamento de carne de peixe.
Teve também curso de horticultor orgânico, artesanato em fibra de bananeira (módulo I e II), relações interpessoais no trabalho e para a vida, implantação e manejo básico de horta, preparo artesanal de produtos de limpeza e ainda fabricação caseira de conservas de frutas e hortaliças.