O PAM (Pronto Atendimento Médico) de Dourados desde segunda-feira, 22, realiza apenas os procedimentos agendados via Sisreg (Sistema de Regulação). O atendimento à população que o procurava diretamente para alguma urgência, não é mais realizado, já que agora o paciente deve procurar para esta finalidade a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h que foi recém-aberta pelo prefeito Murilo.
O PAM atende agora das 7h às 17h e não tem mais o chamado serviço de ‘porta aberta’. “Aquele de pronto atendimento, em que a população sentia uma dor de cabeça, barriga, cólica, febre, e procurava diretamente o PAM, agora deve procurar a UPA porque o PAM não faz mais esse serviço”, explica o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.
Com a mudança, o PAM passa a realizar somente os atendimentos previamente agendados. São consultas com especialistas, serviços de fisioterapia e exames como os de Raio-X e Ultrassom. Também vai permanecer contando com a farmácia que vai ofertar apenas medicamentos para o serviço especializado e saúde mental.
Em seus últimos dias de atendimento, o PAM realizou uma média 150 atendimentos por dia, entre sexta-feira, dia 19, e domingo, dia 21. Toda a essa demanda agora, será concentrada na UPA 24h.
UPA 24H – Aberta na quinta-feira, dia 18, a população já está se habituando e já procura diretamente a UPA 24h. Em menos de uma semana do início das atividades, pelo menos 500 pessoas foram atendidas no local.
Estes pacientes geraram pouco mais de 2 mil procedimentos, entre serviços de enfermagem, Ultrassom, Raio-X, consulta médica, classificação de risco, por exemplo. A Unidade também já realizou internação e transferência para o Hospital Universitário, Hospital da Vida e Hospital das Sias em Fátima do Sul.
Além de abrigar parte dos atendimentos realizados pelo PAM, a UPA 24h também abriga serviços que também são realizados pelo Hospital da Vida. “Por enquanto, o Hospital não vai parar de realizar estes serviços. A mudança será gradativa. Mas, quem procura o Vida já é orientado a buscar a UPA 24h quando é o caso, e muitos tem ido”, explica o secretário, lembrando que isso já está surtindo efeito, ainda que pequeno no início, principalmente no serviço noturno do Hospital.
A intenção ao fazer todas as mudanças de forma gradativa é não causar prejuízos ou transtornos à população, conforme determinou o prefeito Murilo. Dessa forma a população aos poucos se acostuma e sabe onde procurar quando precisa do serviço, que já está ampliado e melhor distribuído para melhora na qualidade do atendimento.
Neste primeiro momento, a UPA 24h não vai funcionar com sua ‘carga total’, atendendo apenas os casos de menor complexidade. São os chamados de urgência clínica (medica, pediátrica e de psiquiatria) que antes eram prioritariamente uma atividade do PAM. O diferencial que a UPA funciona 24h. Já os pacientes que são os mais graves, permanecem sendo encaminhados ao Hospital da Vida pelo Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço Móvel de Urgência) 192.
Para atender melhor os douradenses, a UPA 24h tem prédio adequado, estrutura moderna e equipamentos de ponta que são novos para atender aos pacientes. A prefeitura ainda montou uma equipe somente para trabalhar capacitação junto aos funcionários, com o objetivo que se mantenham qualificados, tanto na parte prática dos serviços de urgência e emergência, quanto na oferta de atendimento mais humanizado à população.