Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, o Procon de Dourados realizará atividade no auditório da Prefeitura, a partir das 8h30 desta sexta-feira. A atividade contará com abordagem sobre o tema “Tarifa Social e seus Benefícios”, conduzida pela defensora pública do Consumidor, Mariza Gonçalves.
Durante este mês, o órgão de defesa do consumidor tem intensificado ações de fiscalização e educação.
Nesta quarta-feira (14), levou palestra à Escola Estadual Floriano Lopes, no bairro Izidro Pedroso, envolvendo dezenas de alunos do 2° ano do curso técnico em Serviços Jurídicos, integrado ao Ensino Médio. Eles acompanharam explanações de técnicos do Procon. A ação tem a parceria da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Direitos do consumidor e atenção para consumo foram temas trabalhados com os alunos, conforme a assessora jurídica do Procon, Fabiane Vieira.
“Levamos exemplos de situações cotidianas enfrentadas pelos consumidores em Dourados e os alunos foram bastante participativos. Trabalhar de forma educativa esse tema é um dos direcionamentos da gestão municipal para tornar as relações consumidor/fornecedor cada vez mais saudáveis”, disse.
A professora Andreza Miranda Vieira cita que o debate contribui para agregar em conhecimento. “Os exemplos práticos foi um diferencial para os alunos. Despertou bastante o interesse; eles fizeram questionamentos e assimilaram conceitos a casos na prática demonstrados pelo Procon. Com certeza agregará para questões cotidianas que venham a enfrentar com empresas ou prestadores de serviços”, disse.
Andreza citou ainda que os alunos contam com a disciplina de Introdução ao Direito do Consumidor no curso e que dinâmicas como a desta quinta-feira (14) servem como apoio ao estímulo de cidadãos conscientes nas relações de consumo.
A programação tem sequência em instituições públicas e privadas.
O Procon apresentará também nesta sexta-feira(15), o ranking de fornecedores de Dourados com reclamações atendidas, publicada pelo Ministério da Justiça.
No sábado, dia 16, uma série de ações acontecerá na Praça Antônio João, a partir das 8 horas, como, por exemplo, orientações aos consumidores e inclusões no CadÚnico, entre outras.