Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 13, foi realizada em Dourados na quinta-feira passada uma palestra proferida pelo documentarista Adael de Freitas Alonso, que falou sobre “O papel do Bibliotecário nas Políticas de Conservação e Restauro de Obras Bibliográficas”. O evento, que aconteceu no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 4ª subseção de Dourados, às 19h reuniu professores e auxiliares de biblioteca da Rede Municipal de Ensino e universidades. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, de Brasilia (DF), Antônio José e o vereador Sérgio Nogueira.
Na oportunidade também foi entregue a Medalha Rubens Borba de Moraes Honra ao Mérito Bibliotecário a Ana Maria Cipro, de Aquidauana.
O evento foi uma realização do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região, juntamente com a Associação Profissional de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul (APBMS) e a Prefeitura Municipal de Dourados com apoio do Jornal o Progresso e Instituto Weimar Torres.
De acordo com a bibliotecária da Secretaria de Educação de Dourados, Rose Liston, o evento faz parte das metas e objetivos estabelecidos no Plano de Trabalho da Diretoria Gestão 2013-2015 da APBMS, e visa alavancar e ampliar o reconhecimento social da profissão de Bibliotecário no município de Dourados e no estado.
O tema proposto para este ano é “O papel do Bibliotecário nas Políticas de Conservação e Restauro de Obras Bibliográficas”, faz parte de um conjunto de ações que almejam desenvolver e promover ações que despertem o interesse e a responsabilidade de cada indivíduo na Conservação, Preservação e Restauração dos registros históricos para o conhecimento das gerações futuras.