O ônibus lilás atenderá as mulheres na reserva indígena de Dourados nesta sexta-feira (29). A ação desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres sob encaminhamento da gestão Délia Razuk acontecerá nos períodos matutino e vespertino.
A partir das 08h30 até às 11h30, a unidade móvel atenderá na escola Agustinho, na aldeia Bororó. Das 13h30 até às 17h, o atendimento ocorre na escola Guateka, na aldeia Jaguapiru.
O foco da ação que se estenderá no mês de outubro é dar assistência às mulheres em situação de violência no campo ou em locais distantes da sede do município.
Conforme Sônia Maria Rodrigues, coordenadora de políticas públicas para as mulheres, o principal objetivo é acolher as vítimas de violência doméstica. Ela explica que a unidade terá uma estrutura similar a de uma delegacia para receber as denúncias, sendo que um trabalho anterior com incentivo a estas foi realizado.
“Muitas mulheres neste local tem dificuldade de procurar ajuda e esse é o motivo de levarmos o serviço até ao local. O ônibus conta com espaço para atendimento reservado e também pontos para efetivação da denúncia e a importância de se relatar isso foi trabalhada com as mulheres antes da ação”, conta.
A coordenadora destaca que o movimento ocorre em parceria com a Deam (Delegacia de Atendimento a Mulher), o centro de atendimento Viva Mulher, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).
“Será identificado qual atendimento a mulher precisa e para esses contaremos com psicólogos, assistentes sociais, advogados e agentes policiais”, conta Sônia.
No local acontecerão rodas de conversa, panfletagem e outras atividades tendo em vista conscientizar sobre a violência contra a mulher.
A coordenadora cita que as ações já tem agenda prevista para acontecerem ainda nos distritos de Itahum e da Picadinha.