Obras de construção do viaduto, no chamado Trevo do DOF, na BR-163 com a MS-153, tiveram vistoria realizada pela ANTT (Agência Nacional Transportes Terrestres) nesta sexta-feira (7). A “Obra de Arte Especial” como é conceituada diante da complexidade e benefícios da sua execução, está chegando na fase final ou seja próximo a inauguração.
Durante a vistoria do dispositivo em desnível, a diretora de execução da CCR Thais Borges, destacou que a obra contou com mais de 66 mil metros cúbicos de material escavado, equivalente a mais de 6.600 caminhões de solo movimentado, 750 metros cúbicos de concreto e 90 toneladas de aço.
“Foram dez meses de execução da obra e a expectativa sempre foi muito positiva. Esperamos beneficiar mais de 225 mil habitantes, porque essa obra foi desenhada exatamente para esse cenário e queremos com isso salvaguardar cada vez mais a segurança e a mobilidade urbana. Por fim, quero destacar e exaltar o grande apoio que tivemos através da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Agetran e da secretaria de obras da Prefeitura de Dourados, em especial do Prefeito Alan Guedes, que sempre esteve presente nas discussões e soluções, sem essa parceria seria impossível a realização da obra”, afirma Thais Borges.
O diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) Luciano Lourenço, falou da importância da obra no escoamento do fluxo e a segurança que o dispositivo trouxe para os moradores de Dourados e para aqueles que utilizam a rodovia BR-163.
“O projeto previamente foi aprovado pela agência e executado pela CCR com nosso acompanhamento, durante vistorias anteriores foram apontadas algumas pendências de origem técnicas, que hoje observamos que já foram cuidadosamente sanadas, com isso, o intuito é agora liberar definitivamente a obra”, concluiu Luciano Lourenço
Representando o Prefeito Alan Guedes, o secretário municipal de Obras Públicas, Luis Gustavo Casarin, destacou a importância da obra para a cidade. “Era um gargalo muito grande esse cruzamento e uma demanda solicitada pela população, que mora do outro lado da BR-163. Com a execução desta obra, daremos mais tranquilidade e segurança aos moradores. Esse sempre foi o desejo dessa nova gestão e um cuidado que o nosso prefeito Alan sempre tem com os munícipes”, completa Casarin.
“Uma obra de grande importância, que garante a fluidez do trânsito e a separação dos ciclistas e pedestres. Teremos mais segurança para os usuários das vias, lembrando que garante também a economia do tempo para os condutores e evita ocorrências indesejáveis”, ressaltou a diretora da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana Souza Neto.
Ainda segundo dados da CCR, são mais de três mil quilômetros administrados pela empresa no Estado, e essa obra se fez necessária diante do fluxo muito grande de veículos naquele local, especificamente no cruzamento na BR-163, onde passam 24 mil veículos diários, já os veículos que cruzam é superior a 53 mil.