Um problema histórico e que fazia parte da rotina de vários bairros após chuva intensa, hoje é coisa do passado. A Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência por causa da chuva ocorrida na semana passada quando foram registrados 83 milímetros em dois dias.
O fim dos alagamentos é resultado das obras determinadas pelo prefeito Murilo para conter as inundações nas áreas de fundos de vale, principalmente na região sul da cidade. Exemplo disso é a Vila Cachoeirinha, onde a cada chuva os moradores enfrentavam muitos transtornos. Alguns acabavam desalojados, se refugiando em casa de amigos, familiares ou mesmo nos abrigos disponibilizados pela prefeitura.
O prefeito quase que diariamente percorre diversos locais que eram considerados como pontos críticos e constata o resultado positivo do trabalho desenvolvido desde o início de sua administração.
Na Vila Cachoeirinha, os córregos Água Boa e Rego D’Água, que cortam o bairro, transbordavam devido à sujeira que se acumulava no leito, incluindo lixo doméstico e galhos. Mas equipes da prefeitura fizeram uma grande intervenção da região, retirando todo o lixo acumulado tanto leito quanto nas margens, com isso facilitando a vazão da água. Outras equipes fizeram também a limpeza completa das galerias de águas pluviais, desentupindo bocas de lobo em várias ruas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil João Vicente Chencareck, na Vila Cachoeirinha as obras estruturantes realizadas pela prefeitura foram definitivas para garantir a tranquilidade dos moradores. “Apesar da chuva intensa dos últimos dias não registramos nenhum alagamento, sinal que o trabalho realizado pela prefeitura foi satisfatório”, disse.
João Vicente, que percorreu vários bairros nesta semana, lembra todo o transtorno de anos anteriores. No início de 2011, a Vila Cachoeirinha se transformava em um grande rio a cada chuva mais intensa.
O coordenador da Defesa Civil fala da Vila Cachoeirinha por conta do trabalho pesado realizado no bairro, mas ele cita também o Jardim Caimã, na região do Santa Maria, onde a Defesa Civil por várias vezes teve que socorrer famílias desabrigadas. Uma obra de drenagem determinada pelo prefeito Murilo resolveu a situação dos moradores do bairro.
O mesmo aconteceu com moradores da Vila São Jorge, na região do Jardim Monte Líbano. A prefeitura fez a captação de águas pluviais, nivelamento e cascalhamento das ruas, tirando as famílias que residem no local de uma situação crítica.
Outra intervenção que melhorou a vida da população foi nos túneis que ligam os parques das Nações I e II. Era constante alvo de reclamações da população por causa de inundações e dificuldade no trânsito. O prefeito Murilo determinou toda a limpeza e vários outros procedimentos, para evitar futuras inundações.
Também foram abertas valetas em sistema de curva de nível para facilitar o escoamento d’água. Murilo também determinou a implantação de tubulação de drenagem para desviar a água que desce do Parque I em direção ao túnel. A intenção foi desviar a enxurrada para uma área de várzea próxima. Em agosto do ano passado, uma parte da pista do túnel foi alargada. O objetivo foi facilitar para o condutor que sai do Parque II, que poderá fazer a conversão para a BR-163 com mais tranquilidade e segurança, pois pode ficar parado numa “baia de espera”. Após a obra, a Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) reformou toda a sinalização.