A campanha Novembro Azul realizada pela Prefeitura de Dourados atingiu mil procedimentos voltados aos homens para prevenção contra o câncer de próstata. O mês é lembrado no mundo todo como de combate à doença e aos douradenses foi levado além de serviços, ações de conscientização.
Durante todo o mês de novembro, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde de Família) fizeram ações direcionadas ao atendimento do homem. A programação especial incluiu ainda a abertura de algumas unidades em horários especiais, como no período noturno, por exemplo.
Foram ao todo 701 exames laboratoriais de sangue (PSA), 17 biopsia de próstata, 284 consultas em urologia e 72 ultrassonografias. Isso além das ações de conscientização aos homens sobre a importância de realizar os exames periódicos e os detalhes sobre a doença.
A prefeitura ainda aproveitou as ações contra o câncer de próstata para alertar aos homens sobre as causas prevalentes da morte masculina e a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres.
Mesmo com o fim da campanha, o atendimento voltado ao homem continua nas unidades básicas de saúde da família. Basta procurar a mais próxima de casa para iniciar o trabalho preventivo de rotina. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através da unidade de saúde.
Participar de ações que promovam a prevenção contra doenças é um dos focos da administração do prefeito Murilo. Bem informada, a população cuida melhor da própria saúde, tem mais qualidade de vida e ajuda a desafogar os serviços.