A campanha Novembro Azul realizada pela Prefeitura de Dourados no mês lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de próstata, segue com conscientização e serviços voltados à população masculina. Além de levar informações sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção, as ações ainda levam atendimento.
No sábado, dia 15, houve mutirão no PAM (Pronto Atendimento Médico) com palestra realizada pelo médico urologista Amauri Espósito. Na ocasião ele falou aos homens presentes sobre o câncer de próstata para que conheçam detalhes sobre a doença, quais os sintomas, a incidência, quando é detectada, exames, tratamento, entre outros aspectos. Depois do trabalho de conscientização, os homens ainda foram consultados pelo especialista.
Foram chamados a participar do mutirão, 50 pacientes que já estavam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) à espera deste atendimento. A intenção é justamente reduzir o tempo de espera pelo procedimento. Foram priorizados aqueles homens que já estavam com exames realizados e precisavam da avaliação do médico, para saber qual tratamento adequado. Houve inclusive, encaminhamento àqueles que precisam de cirurgia.
Prevenção – Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através da Unidade Básica de Saúde. É marcada uma consulta com o clínico geral que faz a orientação, pede exames e realiza os encaminhamentos necessários.
Geralmente, o primeiro exame solicitado é de sangue, o chamado PSA. Caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do exame de toque retal e posteriormente de ultrassom da próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da unidade básica.
Nas unidades – Neste mês de novembro, devido à campanha, diversas unidades básicas de saúde estão com ações de conscientização e serviços intensificados. Entre as atividades estão o agendamento de exames de rastreamento do câncer, consultas médicas, busca ativa daqueles que precisam iniciar os métodos preventivos através de visita domiciliar realizada pelos agentes comunitários de saúde, entre outros.
São realizadas ainda orientações sobre as causas prevalentes da morte masculina. A prefeitura aproveita as ações contra o câncer de próstata pra alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres.
Neste contexto, os postos aproveitam para incentivar os homens através de consulta odontológica sobre os cuidados com a saúde bucal, além estimula-los a manter o calendário vacinal em dia. Adultos também precisam reforçar algumas doses de vacinas, basta procurar os postos que as doses ficam disponíveis.
Algumas unidades estão com programação especial para o Novembro Azul que segue até o final deste mês. Ainda haverá atendimento noturno no Flórida I (dia 18), Vila Rosa (dia 20), IV Plano (dia 25) e Cachoeirinha (dia 27); no período matutino e vespertino as unidades Vila Hilda (entre os dias 24 e 28), Carisma (dia 25), Jardim Cuiabazinho (dia 26), Parque das Nações I (até o dia 28) e Vila Vargas (até o dia 28). Somente no período da manhã no Panambi (dia 27).
Novembro Azul – O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades neste mês, dirigida aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações ainda aproveitam para alertar sobre outras doenças que mais acometem os homens. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Participar de ações que promovam a prevenção contra doenças é um dos focos da administração do prefeito Murilo. Bem informada, a população cuida melhor da própria saúde, tem mais qualidade de vida e ajuda a desafogar os serviços.