A campanha Novembro Azul realizada pela administração do prefeito Murilo começou com conscientização sobre o câncer de próstata voltada a servidores da Prefeitura de Dourados. A ação foi realizada no plenário José Cerveira do CAM (Centro Administrativo Municipal) na manhã desta segunda-feira (09).
Dezenas de homens compareceram à atividade que levou informações sobre o que é a doença, como ela aparece e as formas de prevenção. A palestrante foi a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Fabiane Muller Dezan.
Além de falar sobre o câncer, ela também levou mensagem de alerta sobre a importância de o homem cuidar da própria saúde. “É muito difícil trazer o homem para a conscientização e também leva-los aos serviços de saúde para prevenir ou até tratar doenças”, pontuou.
O trabalho neste mês de novembro será de conscientização ao homem voltado ao incentivo para que cuide da própria saúde de uma forma geral, com ênfase no câncer de próstata. Para isso, uma série de ações será realizada.
Nas unidades básicas de saúde, as atividades já começam esta semana. Cada posto terá uma atividade com programação própria, sendo que todos vão trabalhar priorizando a saúde do homem.
Na quarta-feira (10) haverá atividade especial na Unidade de Saúde da Vila Vargas, que fará busca ativa de homens no comércio local, com aferição de pressão, exame de diabetes, exame de saúde bucal e imunização.
Na quinta-feira (12), as atividades das Unidades do Jardim Carisma e Panambi incluem no período da manhã, atendimento médico e odontológico prioritário para os homens, ações junto ao Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com palestras e orientações.
“Levar a conscientização é a melhor forma de promover a prevenção de doenças, é por isso que temos realizado diversas ações voltadas a isso”, relatou o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.
As ações de prevenção e tratamento de doenças relacionadas à saúde do homem são oferecidas pela rede pública de saúde em Dourados. No caso do câncer de próstata, o município segue o protocolo do Ministério da Saúde, que trabalha com o incentivo ao diagnóstico precoce.
Os homens devem sempre ficar atentos aos sintomas da doença, principalmente após os 40 anos de idade quando os riscos aumentam. A maior incidência da doença é a partir dos 60 anos de idade. Quem tem histórico familiar deve ter cuidado redobrado.
Os sintomas mais evidentes são a dificuldade de urinar, jato de urina fraco, aumento de idas ao banheiro, com ou sem dor. Ao perceber os sinais, o homem deve ir até a unidade básica de saúde da família mais próxima de casa e marcar a consulta com o clínico geral. Ele fará toda a orientação e solicitação dos exames.
Se perceber a necessidade, é também o clínico geral que encaminha o paciente ao urologista. Tanto o exame de sangue PSA, quanto a ultrassom de próstata e o exame de toque retal – que são usados para o rastreamento do câncer de próstata – são oferecidos pela rede pública.
A prevenção de doenças que promove a qualidade de vida da população é o foco da administração do prefeito Murilo. Com conscientização e cuidando da própria saúde, os moradores vivem melhor.