A Prefeitura de Dourados lamenta o anúncio do fechamento da Creche André Luiz, entidade com mais de 40 anos de serviços prestados ao município. Porém, esclarece que a creche não é municipal e que, portanto, não tem vínculo administrativo com o município. Atualmente a Creche André Luiz é uma das 10 entidades conveniadas da Prefeitura de Dourados para oferecer vagas da Educação Infantil.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, de março a novembro deste ano, a Prefeitura repassou à Creche R$ 445.930,00 pelo serviço prestado aos alunos da Rede Municipal. A oferta de vagas no ensino infantil faz parte de um acordo com o Ministério Público, ação que garantiu, pela primeira vez na história, zerar a fila de vagas para as crianças em iniciação escolar. O acordo prevê o pagamento de R$ 385,00 por alunos designados às instituições conveniadas.
No caso da Creche André Luiz, que está com os repasses rigorosamente em dia, a prefeitura paga também a merenda escolar e distribui os kits escolares. Portanto, é importante deixar claro que o convênio com a Creche André Luiz é idêntico para as outras nove conveniadas sendo que toda prestação de contas é acompanhada pelos órgãos de controle.