A 3º Noite Cultural da Educação de Jovens e Adultos e a 1ª Noite Cultural do Projovem Urbano realizados na noite de terça-feira, 18, reuniu quase 500 pessoas no Teatro Municipal, de Dourados. Alunos, familiares, professores, coordenadores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação, lotaram o Teatro Municipal.
Participaram também o presidente da Câmara de Dourados, Idenor Machado, a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, que representou o prefeito Murilo e Deumeires Morais que representou a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato grosso do Sul).
O evento é uma realização da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e organizado pelo Núcleo de Educação da Eja. Este ano participaram nove escolas que oferecem a Eja e Projovem Urbano.
A diretora do Departamento de Educação, Mariolinda Ferraz, disse que a proposta é promover a socialização entre alunos, professores, técnicos e familiares. “A proposta é promover a socialização desses alunos resultante da prática do ensino e a atividade social”, destaca.
Houve várias apresentações culturais envolvendo dança, teatro, poemas, entre outras. O ponto alto do evento foi apresentação de um poema de Casimiro de Abreu, apresentado por alunos da Escola Weimar Torres. Um grupo de dança da Escola Rosa Câmara, que dançou vanerão e chamamé, também foi bastante aplaudido.
“A ideia da festa é fazer a integração entre todas as escolas municipais, reunindo alunos, professores, coordenadores, diretores e ainda atrair a comunidade”, disse Marinisa, lembrando que “essa festa vem se tornando tradicional porque o objetivo é realizar todos os anos, como forma de integrar a comunidade escolar e a população”.