O prefeito Murilo destacou o trabalho dos agentes de endemias da Prefeitura de Dourados no combate ao Aedes aegypti e o suporte dado pela Prefeitura de Dourados na parceria que resultou na Caravana da Saúde. As ações começaram nessa quinta-feira (14), no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão” e seguem ate o dia 26.
Em cerimônia que marcou o início das atividades, Murilo elogiou o trabalho desempenhado pela equipe da Secretaria de Saúde quem tem mantido o índice de casos de Dengue em Dourados menor do que de uma grande parcela das cidades de Mato Grosso do Sul. Um mutirão de combate à doença foi realizado no Grande Água Boa neste primeiro dia de Caravana, unindo prefeitura, Estado, Exército e voluntários.
Murilo também destacou as próprias ações da Caravana, como uma importante iniciativa do Governo do Estado para desafogar os serviços de saúde. Ainda lembrou que a prefeitura está empenhada como parceria nesse projeto, dando todo o suporte para a execução, com infraestrutura, agendamento dos procedimentos com a população, alimentação as equipes, designação de profissionais, entre muitas outras atividades.
O prefeito lembrou que estes serviços levados vão contribuir de forma significativa ao objetivo de zerar filas, tanto de exames, como das cirurgias eletivas que são um grande gargalo do município. A realização dos procedimentos e o pedido de apoio para isso é uma luta de sua administração.
“Nós sempre investimos em saúde muito acima do teto, mais do que as nossas possibilidades, e estamos sempre cobrando do Estado e da União mais investimentos para solucionar alguns problemas, como as cirurgias eletivas, principalmente de catarata. Essa parceria com o Estado é também resultado desse trabalho incessante da administração do prefeito Murilo”, explicou o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.
Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, o vice-prefeito Odilon Azambuja e vereadores. Após o ato, eles seguiram com as equipes para as ações de combate ao Aedes realizadas nos bairros ao redor da Caravana.
Dengue e cataratas
Neste primeiro dia da Caravana, além do mutirão, a prioridade foi a realização de consultas de oftalmologia. Essa é de demanda espontânea, ou seja, pessoas preferencialmente com mais de 55 anos de idade devem procurar o evento para a realização de consultas. Ainda serão feitas cirurgias de catarata em quem for diagnosticado, com o objetivo de zerar a fila de espera pelo procedimento.
Sandra Rodrigues, 38, dona de casa moradora da aldeia Bororó, esteve na Caravana para fazer uma consulta de oftalmologia que aguardava há muito tempo. “Eu sinto muita dor no olho”, explica ela, que tem catarata. Sua esperança é que as dores passem e que possa ter uma melhor qualidade de vida.
A dona de casa Nilma França Leite, 66, e o marido agricultor Arnaldo Alves Leite, 76, também buscaram pelo atendimento neste primeiro dia. Ambos têm doenças nos olhos e estavam na fila esperando por atendimento.
“Tinha mil pessoas na frente do meu marido na fila do SUS e ele já tem 76 anos de idade. Acredito que quando fosse chamado não estaria mais entre nós, assim como muitas pessoas que morrem na fila de espera. Aqui na Caravana cheguei bem cedinho e já estou sendo atendida”, disse Nilma, elogiando a iniciativa e a organização.
A partir desta sexta-feira (15) até domingo (17) serão os Dias “D” da Caravana da Saúde. Além da oftalmologia, ainda serão iniciadas as consultas de outras especialidades, como ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e proctologia.
No entanto, no caso destas cirurgias a demanda não é espontânea, ou seja, é para aqueles que receberam ligação para agendamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é desafogar a fila de espera de pessoas já cadastradas no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).
Nos Dias “D” ainda haverá outros serviços tanto de saúde como de outras áreas, realizados pelos parceiros da Caravana, que incluem órgãos do judiciário, Sistema S, entre outros que são voluntários.
O Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, está localizado na Rua Itamarati, nº 100, bairro Jardim Agua Boa. A Caravana funciona das 7h às 17h.