Durante a solenidade de encerramento do 3º Festival Gastronômico Sabores de Dourados, na noite desta segunda-feira, dia 24, no auditório do Gales Park Hotel, o prefeito Murilo ressaltou a importância de Dourados como polo regional e o ambiente criado para o desenvolvimento do turismo. “Nós somos um polo de serviços; 60% da nossa economia é gerada pelo setor de serviços”, afirma.
A afirmação de Murilo é exemplificada no sorteio da viagem para Porto de Galinhas (PE) entre os 13.842 consumidores dos pratos do festival, que aconteceu entre 19 de junho e 30 de julho nos 31 restaurantes, pizzarias e bares participantes. A ganhadora é uma professora de inglês de Nova Andradina, localizada a 174 Km de Dourados. Milene Hernandes Moretti Gandolfo consumiu o prato pizza de rúcula na Pizzaria Paulistana, num período em que ficou hospedada em hotel da cidade para acompanhar cirurgia médica no filho.
Murilo lembrou que em torno de 10 mil pessoas por dia procuram a cidade de Dourados para serviços de saúde, educação, comprar produtos especializados e fazer negócios. Ele citou o exemplo da educação, em que 4 universidades abrigam 22 mil estudantes universitários.
O prefeito agradeceu ao diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de MS), Nelson Cintra, pela presença no evento e destacou o trabalho dele pelo turismo em Porto Murtinho. Agradeceu também aos empresários por acreditar e investir em Dourados, criando uma barreira contra a crise. “Nós criamos o ambiente para todos investirem; nós preparamos a cidade para passar pela crise”, afirmou.
Nelson Cintra destacou a predisposição do Governo do Estado em investir no turismo. “Nos últimos 20 anos o Estado só investiu em turismo em Campo Grande, Bonito e Corumbá; o governador Reinaldo Azambuja quer levar as ações para todo o Estado”, disse. Com relação a Dourados ele ressaltou que vê uma predisposição dos empresários em investir no desenvolvimento do turismo. “E a Fundtur vai apoiar; quero voltar mais vezes aqui”, disse. Cintra também elogiou as ações do prefeito Murilo no processo de enfrentamento da crise.
O vereador Marcelo Mourão, que representou a Câmara de Vereadores, destacou a participação do Legislativo na discussão e apoio de todos os projetos importantes para Dourados. “Sabemos que existem demandas ainda a fazer, mas estamos enfrentando. Nossa cidade é linda e tem gente que trabalha muito por ela. Não tem lugar melhor no mundo pra viver”, ressaltou. Marcelo ainda lembrou de uma conversa que teve com o prefeito Murilo logo após ele assumir a Prefeitura: “Vamos entrar de cabeça erguida e sair de cabeça erguida, me disse o Murilo. E estamos trabalhando para isto”, afirma.
Marcos Souza, presidente da Abrasel-MS Centro-Sul, destacou o crescimento do festival, que está na sua terceira edição. Pediu aos empresários que se associem à Abrasel e se juntem pelo fortalecimento do setor gastronômico em Dourados. Também fez um lembrete para que todos passem a utilizar nos pratos produtos da agricultura familiar e orgânica.
Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, lembrou que a participação dos consumidores no festival cresceu 103% desde a primeira edição em 2013. Ressaltou como destaque na edição deste ano o uso de ingredientes na agricultura familiar e orgânica nos pratos e ainda a criação de cinco novos pratos exclusivos para o festival, que são o Cupim no Conhaque e Alho, do Hique’s Bistrô; o Farfalle Gratinado, do Quiosque Chopp Brahma; o Filé de Tilápia com Provolone à Milanesa; da Cantina Mato Grosso; o Picanha ao Creme de Brócolis, do Grilo’s Restaurante; o Pizza Filé Especial, da Pizzaria Italiana; e o Peixe à Caiçara), do Miguita Sabores.
O empresário Clécio Tina, do restaurante Genghis Khan Culinária Oriental, discursou em nome dos 31 empresários participantes do festival. Ele destacou a visão empreendedora do prefeito Murilo na criação de mecanismo para evitar que Dourados entrasse na crise. “Se fala em crise, mas aqui não existe”, disse. Para Tina, o olhar de Murilo para o turismo tem feito o setor da gastronomia a crescer e gerar emprego. Elogiou a organização do festival e ressaltou que os empresários estão satisfeitos com os resultados.
No evento também foi feito o sorteio de cinco kits de churrasco, formado por faca e garfo com estojo. Os ganhadores foram Luciana Santos, moradora no Parque Nova Dourados; Natália Menezes Simon, moradora na Vila Planalto; Edimar Cassaro, morador em Caarapó, Geruza Celha Puntel, do Jardim América; e Marcos Fioravante, da Vila Planalto.