A Prefeitura de Dourados em parceria com o Hospital do Câncer realizou nesta segunda-feira (13), o Dia do Carinho. O objetivo foi de elevar a autoestima de pacientes em tratamento. A ação faz parte da programação da campanha Dourados Rosa.
Durante o Dia do Carinho, houve um café da manhã com a contribuição da Frutaria Caxias do Sul, maquiagens em pacientes com câncer realizada pela equipe da clínica de estética da Unigran, troca de presentes, além de apresentações musicais e visitas.
A intenção foi levar uma mensagem de apoio para que os pacientes que estão em tratamento sejam perseverantes e continuem na luta contra a doença. O secretário Sebastião Nogueira, representando o prefeito Murilo que estava fora da cidade, ressaltou a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, foco da campanha Dourados Rosa. Ele foi acompanhado do diretor do Hospital do Câncer, oncologista Mario Eduardo Rocha.
Nogueira ainda aproveitou para lembrar e convidar a todos para participar das atividades relacionadas à campanha Dourados Rosa que tem movimentado a rede de saúde de toda a cidade. Unidades básicas de saúde estão com os atendimentos em horários ou dias diferenciados este mês com foco em atender as mulheres que pretender se prevenir contra o câncer de mama e colo do útero. A intenção é levar o alerta em prol do diagnóstico precoce.
No sábado, dia 19, será o “Dia D” de combate à doença. Haverá ações na praça Antônio João e nas unidades básicas de saúde Seleta e Vila Rosa que estarão abertas para atender a população. Serão realizadas ações educativas e exames preventivos contra o câncer do colo do útero (Papanicolau) e exames clínicos da mama.
Ainda neste dia haverá a Corrida Rosa, cujo ponto de partida será a praça. A competição é apenas para mulheres acima de 14 anos de idade, haverá premiação e a oportunidade de participar deste momento levando conscientização. As inscrições estão abertas no site oficial da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br).
A campanha – A Dourados Rosa foi criada pela administração do prefeito Murilo. A primeira edição foi no ano passado, com o apoio do ônibus e caminhão do Hospital do Câncer de Barretos e realização de 4,4 mil atendimentos em regime de mutirão.
A campanha é em alusão ao Outubro Rosa, mês comemorado no mundo todo como de combate ao câncer de mama. O incentivo é para avaliação periódica para incentivo ao diagnóstico precoce que proporciona mais chances de cura. É uma ação já aguardada pela comunidade e que mobiliza a cidade em prol da prevenção de doenças.