Investimentos já feitos na área da Saúde e os que estão em articulação, foram destaques durante o lançamento da Campanha Nacional contra a Influenza 2015, realizado na manhã de sábado, dia 8, na Unidade Básica de Saúde Seleta, localizada no bairro Jardim Flórida. Na ocasião ainda foi celebrada a reforma do prédio da unidade, que abre uma série de investidas nos postos.
O secretário de Saúde Sebastião Nogueira, que durante a semana toda visitou vários setores, acompanhando a execução de diversos projetos, principalmente relacionados às mulheres, na semana dedicada às mães, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do que existe hoje na saúde em Dourados, comparando ao que havia quatro anos atrás, quando o prefeito Murilo assumiu a prefeitura.
Em entrevista às emissoras de rádio, de TV e durante encontros com funcionários e usuários da saúde pública no Hospital da Vida, vereadores, Clínica da Mulher, postos, conferência da saúde e na solenidade que marcou o Dia D da vacina contra a gripe, Sebastião mostrou tudo aquilo que tem sido feito pela atual administração municipal e o resultado do trabalho realizado com planejamento, seriedade e responsabilidade.
Muito avanço – “Quando nos comprometemos na campanha eleitoral em resolver os problemas, é porque sabíamos que tínhamos essa capacidade e estamos mostrando o resultado. Ainda não está perto do que queremos, mas a Saúde já avançou muito e ficará ainda melhor porque estamos trabalhando para isso”, ressaltou o vice-prefeito, Odilon Azambuja, ressaltando a atuação do prefeito Murilo nestes quatro anos de mandato.
O vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Dourados, Pedro Pepa, afirmou que os parlamentares têm acompanhado de perto as ações e que, de fato, a saúde de Dourados está avançando. “É preciso um enfrentamento diferente, com empenho, seriedade, respeito para que as mudanças aconteçam e elas estão acontecendo. Nós estamos vendo essas melhorias na administração do Murilo”, disse.
O deputado estadual, José Carlos Barbosa, o “Barbosinha”, ressaltou que Dourados vive num momento de transição na área da saúde. Ele lembrou que os problemas enfrentados nesta área são nacionais, devido ao sistema adotado no país que, segundo ele, precisa ser revisto. Apontou como principal entrave para que as melhorias sejam ainda mais efetivas, o financiamento.
Barbosinha lembrou que proporcionalmente, o município é o que mais aplica recursos na saúde pública douradense, se comparado com o destinado pelo Estado e a União. Também pontuou que grande parte dos recursos estaduais vai para Campo Grande e que a Assembléia Legislativa tem apoiado a luta do município, para que seja ampliado o repasse para Dourados. Também disse que os parlamentares buscam a retomada das obras do Hospital Regional.
Dourados atende 33 municípios do Estado num hospital de 60 leitos, enquanto Campo Grande recebe R$ 17 milhões para atender o restante do Estado e investe 24% do orçamento municipal, bem acima do mínimo constitucional que é 15% a exigência. O Estado aplica apenas 8% de tudo que a Saúde de Dourados consome e a União trabalha com a tabela SUS que está defasada há mais de 12 anos.
Autoridades que prestigiaram o lançamento da campanha, ainda elogiaram a gestão da área realizada pelo secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, que tem trabalhado ao lado do prefeito Murilo para que as mudanças sejam efetivadas. A experiência adquirida por Nogueira ao administrar dois hospitais particulares de renome na cidade, foram lembradas como forte experiência para provocar mudanças no Hospital da Vida, que aos poucos sai de uma situação caótica para um atendimento digno à população.