Uma parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado, resultou num grande mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, no Grande Água Boa, na manhã desta quinta-feira, dia 14, fazendo parte das ações da Caravana da Saúde.
Pelo menos 700 pessoas estão mobilizadas durante todo o dia para visita e inspeções em imóveis. A meta é atingir 8.500 imóveis, que inclui residências, pontos comerciais e terrenos baldios.
O mutirão desta quinta-feira também envolve vários parceiros, entre eles a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com pelo menos 80 soldados; a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A Prefeitura colocou na ação 260 agentes comunitários, 120 agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a Guarda Municipal e profissionais de outros setores.
Estão sendo realizadas visitas domiciliares e inspeção do imóvel, orientação aos moradores, entrega de folders e eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O imóvel em situação crítica, não atendendo as solicitações previstas na Lei Municipal nº 3965 de 11 de fevereiro de 2016, será notificado e estará sujeito a multa.
A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou os trabalhadores do setor de serviços gerais para fazer a limpeza em terrenos baldios. Também disponibilizou maquinários para executar roçadas, caminhões e caçambas para recolhimento de lixo reciclável e entulhos.
SECRETÁRIOS
A largada dos trabalhos foi feita pelo prefeito Murilo logo pela manhã, que destacou a importância da Caravana de Saúde em Dourados, para ajudar no atendimento à saúde, cuja demanda é grande, já que Dourados atende uma grande região. Murilo pede para que a população persista nos cuidados para que Dourados vença as doenças causadas pelo mosquito, através do combate à sua proliferação.
Logo em seguida os secretários de Saúde do Estado, Nelson Tavares, o vice-prefeito Odilon Azambuja e o secretário municipal de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, percorreram vários imóveis no Grande Água Boa na manhã desta quinta-feira, acompanhando o mutirão. No inicio da manhã, eles participaram da abertura oficial da Caravana da Saúde, junto com o prefeito Murilo e outras autoridades, que aconteceu no Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”. No local também aconteceu a concentração dos parceiros envolvidos no mutirão de combate ao Aedes aegypti.
O secretário Sebastião Nogueira lembrou que a prefeitura de Dourados vem realizando mutirões para combater os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika desde janeiro, dentro do Plano de Contingência, determinado pelo prefeito Murilo.
Foram vistoriados até agora mais de 130 mil imóveis. A cidade tem 107.464 imóveis, mas alguns foram vistoriados mais de uma vez, superando as expectativas. Com isso os casos de dengue vêm reduzindo gradativamente desde o mês de março em Dourados.
“Estamos mobilizados desde o inicio deste ano no combate ao nascimento do mosquito, dentro do Plano de Contingência determinado pelo prefeito Murilo. A Caravana da Saúde veio para acrescentar nosso trabalho e livrar a cidade de uma epidemia”, disse o secretário, lembrando que “com esse trabalho, a cidade está conseguindo um bom resultado, reduzindo os focos e consequentemente, os mosquitos, mas cada morador deve continuar fazendo a sua parte, realizando diariamente limpeza”.