Ao destacar a importância do papel da mulher na sociedade e convidá-la a cuidar melhor da saúde, fazendo regularmente o preventivo do câncer, o prefeito Murilo falou dos avanços da saúde em Dourados durante a abertura da campanha Dourados Rosa. A solenidade aconteceu na Clínica da Mulher, no bairro Água Boa, no meio da tarde desta quinta-feira. “Este prédio onde estamos hoje fazendo esta solenidade foi inaugurado e colocado em funcionamento da nossa administração”, ressaltou.
Murilo falou do avanço na gestão da saúde durante a sua administração, sobretudo os enfrentamentos feitos a partir de quando nomeou Sebastião Nogueira secretário de Saúde. No Hospital da Vida, por exemplo, a melhoria foi muito grande. “Nós tivermos recentemente a inspeção do Ministério da Saúde ao hospital e o relatório aponta que a melhoria no atendimento foi de 80%”, afirma o prefeito. “A Câmara recebeu o relatório; o Pedro Pepa sabe disso”, acrescentou, fazendo referencia ao vereador, presidente da Comissão de Comissão de Saúde da Câmara, que estava presente.
“Isso não quer dizer que pra nós está bom. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento à saúde em Dourados”, disse Murilo, citando como apoio importante o hospital de cirurgias eletivas que o Governo do Estado pretende implantar em Dourados, no antigo Hospital São Luiz. “Hoje as cirurgias para atender 33 municípios são feitas no Hospital Universitário e Hospital Evangélico, mas com a entrada em funcionamento do novo hospital vamos acabar com as longas filas”, afirma.
O prefeito lembrou ainda que o trabalho de gestão, como o da saúde e da educação, tem feito Dourados ser destaque nacional. No mês passado Murilo recebeu em São Paulo o prêmio de melhor cidade de porte médio do Brasil em gestão fiscal.
Sobre o Dourados Rosa, Murilo convidou as mulheres a fazer uso do sistema preventivo público e implementar uma rotina de cuidados com a saúde para se manter sempre saudável. “As mulheres são muito importantes na nossa vida. Aproveitem o Outubro Rosa como marca de cuidado com a saúde”, disse o prefeito.
O secretário Sebastião Nogueira destacou o trabalho de equipe como um dos grandes responsáveis pela melhoria significativa no atendimento à saúde em Dourados. “As pessoas acreditam na administração e se esforçam para atender bem”, disse.
Sobre o Outubro Rosa, ele lembrou que no ano passado foram feitas 2.600 mamografias e que a meta deste ano é ultrapassar as 3 mil. Aconselhou as mulheres a fazer o auto exame e, ao perceber algum caroço, dor ou coceira, procurar o médico. “De cada 10 mulheres que fazem o diagnóstico cedo, 9 são curadas”, afirma.
A secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Elizabeth Salomão, que faz parte da coordenação do Dourados Rosa, destacou o foco da campanha na prevenção. “As unidades de saúde do município estão abertas para atender e fazer os encaminhamentos; não deixe de participar da campanha”, ressaltou.
O vereador Pedro Pepa agradeceu ao prefeito pelos investimentos na saúde pública em Dourados e destacou os avanços. “A gente vê a vontade de fazer um serviço de qualidade no município”, disse.
A diretora da Clínica da Mulher, Maria Luiza Palmas, a Malu, informou que o atendimento é tranquilo e que as mulheres devem procurar a unidade para atendimento regular. Segundo ela, hoje são dois equipamentos de mamografias funcionando, suficientes para atender regularmente a demanda.