Produção agropecuária de Dourados é mostrada no estande da Prefeitura na Expoagro, dentro da Exposhopping – Divulgação
As pessoas que visitam a 51ª Expoagro, que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, podem conhecer a produção da agricultura familiar e economia solidária de Dourados. A Prefeitura mantém um estande no interior da 9ª Exposhopping, com funcionamento no horário das 18h às 23h, de segunda-feira a sábado, e das 14h às 20h no domingo.
No estande da Prefeitura as pessoas poderão conhecer a produção de hortifrutigranjeiros da Agrovila Formosa e Distrito de Vila Vargas. São sitiantes que recebem o apoio da Prefeitura dentro do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil e Sebrae/MS.
Já são 10 hortas do PAIS implantadas em Dourados na Vila Vargas e mais 10 em implantação no Assentamento Lagoa Grande, no Distrito de Itahum. Nessas hortas a produção é orgânica e sustentável. A venda da produção é garantida diretamente nas residências e numa feira orgânica que funciona às quintas-feiras na Rua Mozart Calheiros (W5), no bairro Izidro Pedroso.
Como a agropecuária comercial é consolidada e altamente profissional em Dourados, o prefeito Murilo tem foco no apoio aos pequenos produtores. Neste sentido, apoia a produção nas pequenas propriedades e aldeias indígenas com preparo do solo, distribuição de calcário e programas, como o PAIS, o Leite Forte, a piscicultura e a produção de mel.
Produção agropecuária de Dourados é mostrada no estande da Prefeitura na Expoagro, dentro da Exposhopping – Divulgação
As ações são coordenadas pela Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), que mantém um técnico durante todos os dias da Expoagro no estande da Prefeitura, para falar aos visitantes desses programas.
No estande, as pessoas poderão conhecer também a produção dos grupos de economia solidária, também coordenados pela Semafes. São belas obras de artesanato, entre elas a produção da Associação de Mulheres Rurais de Dourados Força Feminina, e também produtos da indústria caseira, como sabão, detergentes e doces.
Os alunos da Escola Agrotécnica também estarão presentes e apresentarão ervas medicinais produzidas nas escolas. A escola, mantida em parceria entre a Prefeitura e o Estado, forma pelos menos 30 técnicos agropecuários de nível médio por ano, que vão ajudar a desenvolver a produção no campo.
Produção agropecuária de Dourados é mostrada no estande da Prefeitura na Expoagro, dentro da Exposhopping
No estande da Prefeitura outras secretarias também estão presentes, mostrando os avanços na produção em todos os setores. Eventos estão sendo divulgados e técnicos da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) orientam empresários interessados em investir em Dourados.