A Prefeitura de Dourados inicia neste sábado, 8, a série de mutirões da campanha “Sábado sem Mosquito”. O primeiro mutirão será realizado no bairro Jardim Canaã III, com início às 8 horas da manhã. A AÇÃO será desenvolvida conjuntamente pelas secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e o Imam (Instituto do Meio Ambiente) e tem por objetivo eliminar focos de procriação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya no Município.
Outros bairros de Dourados serão selecionados para receber o mutirão, conforme o índice epidemiológico, dando prioridade aos bairros com mais notificações e confirmações positivas de doenças.
Em 2019 foram realizados 17 mutirões, com mais de 25 mil imóveis trabalhados e mais de 500 toneladas de entulhos retirados. Cada mutirão envolveu, em média, 100 pessoas.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a situação em Dourados foi alarmante no ano passado, com quase seis mil casos de dengue, sendo 3.663 positivos e oito óbitos, além de dois casos positivos da Zika e dez casos positivos de febre chikungunya. À época,
80% dos focos do mosquito foram encontrados nas residências.