O mutirão realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados no distrito de Itahum visitou 682 domicílios. Foram realizadas ações de combate à dengue e conscientização sobre leishmaniose e infestação de escorpião.
Os agentes que percorreram o distrito na quarta (20) e quinta-feira (21), encontraram e eliminaram 27 focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. “Estamos intensificando as ações para relembrar a população de que não pode perder o foco e a importância de manter o cuidado constante”, destacou a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva.
Ela lembra que este ano as temperaturas no inverno não estão muito baixas, o que torna propício o ambiente para a proliferação do mosquito. “É preciso cuidar sempre, para que a gente consiga manter controlado o número de casos no município”, destacou Rosana.
Até o momento, Dourados registrou 135 casos notificados e apenas 30 confirmados de dengue. Esta estatística é resultado de um constante trabalho de prevenção, realizado pelo CCZ.
Já foram feitas este ano 274.042 visitas domiciliares. Nestas são feitas buscas por fotos do mosquito transmissor da doença e atividades educativas. A prefeitura ainda visita as casas fechadas que estão sob responsabilidade de imobiliárias. Além disso, são executadas constantes ações de bloqueio, com borrifação de inseticidas nos bairros.
O combate à leishmaniose também é constante. As atividades educativas são realizadas durante o trabalho de rotina dos agentes. Também foi designada pela prefeitura uma equipe apenas para o trabalho intenso voltado a esta doença, principalmente nos bairros onde já houveram casos confirmados em animais e humanos.