Uma das temáticas trabalhadas durante a Semana do Trânsito em Dourados é a importância do salvamento eficiente das vítimas de acidentes para evitar mortes e lesões graves. Nesse âmbito, pensando na estrutura completa de insumos que os acidentados podem precisar durante o tratamento, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) organizou, nesta quinta-feira (22), um mutirão de doação de sangue em parceria do Exército Brasileiro, com o intuito de reforçar o estoque, muitas vezes utilizado por envolvidos nos sinistros.
“Dentro dos pilares para a redução dos óbitos está também o socorro. Muitas vítimas que têm lesões graves necessitam da transfusão de sangue, isso pode ser um fator crucial para que a pessoa não morra. Então a gente incentiva sempre a doação. Reforçar o estoque é muito importante, nunca sabemos quando alguém vai precisar. Nunca desejamos que isso aconteça, mas caso uma vítima precise, essas ações contribuem para ter esse sangue no estoque naquele momento”, explicou a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.
Cerca de 40 militares participaram da ação no Hemocentro de Dourados, reforçando a participação do Exército Brasileiro e de outras instituições nos atos da Semana do Trânsito. No próximo sábado (24) acontece evento semelhante, a partir das 7h vários grupos e associações de ciclistas do município fazem parte de outro mutirão de doações.
Na região Praça Antônio João também houve movimentação alusiva à Semana do Trânsito, com entrega de materiais de conscientização e brindes aos condutores que trafegavam pela avenida Marcelino Pires com intuito de incentivar boas práticas nas vias da cidade. Agentes da Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), GMD (Guarda Municipal de Dourados) e Agetran fizeram o ato educativo.
No mesmo local aconteceu uma intervenção com mensagem contundente visando o respeito à legislação. Uma pessoa vestida de “morte” segurava um cartaz com os dizeres: “Quanto mais rápido você dirige, mais rápido nos veremos”. Ao mesmo tempo, uma criança fantasiada de anjo atravessa ao lado de quem utilizava a faixa de pedestres para incentivar a segurança.
Programação
No dia 23 de setembro, às 7h30, as crianças do projeto Agetran na Escola/Conexão Dnit e Semed (Secretaria Municipal de Educação) participarão de atividades no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão. O evento envolve gincanas, fanfarras e outras atividades lúdicas alusivas ao trânsito.
No sábado (24), às 7h, acontece um mutirão de doação de sangue com um grupo de ciclistas. A partir das 8h está prevista a 1ª Passeata pela Vida, com apoio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde). A concentração ocorre na Praça Antônio João, onde também haverá ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas fatais. O percurso tem saída da praça, segue pela avenida Marcelino Pires, passa pelas ruas Hayel Bon Faker e Joaquim Teixeira Alves até retornar ao ponto de concentração.
A agenda se encerra no domingo (25), com falas alusivas ao trânsito em cerimônias religiosas do município.
Apoio
Além dos parceiros citados que participam diretamente da organização e realização dos eventos, também fazem parte da rede de apoio da Semana Nacional do Trânsito: Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura de transporte e Trânsito), Lab Tran, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Sest/Senat, Unigran, Hemocentro de Dourados, Autotran Guinchos, Guarda Mirim, CFC Grand Prix e Grupo de Ciclistas de Dourados.