A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados realizou um mutirão na área central da cidade no sábado, dia 9. Foram realizadas ações de combate a dengue e outras endemias, além da divulgação do calendário de vacinação antirrábica.
Foram visitados durante todo o dia 2.123 imóveis, incluindo casas fechadas sob a responsabilidade de imobiliárias. Na ocasião foram encontrados e eliminados quatro focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypt.
Ainda houve atividade educativa, orientando a população sobre o índice de infestação do mosquito na região, como objetivo de estimular o combate à doença com práticas simples e diárias. A intenção é conscientizar os moradores sobre a importância da limpeza dos imóveis e alertar sobre os riscos que a população pode vir a ter, se não houver a colaboração de todos.
Antirrábica – No centro ainda houve divulgação do calendário de vacinação contra a raiva. A campanha segue em Dourados para imunizar pelo menos 80% da população canina estimada em 45 mil animais. Gatos também devem tomar as doses.
Para aplicação, os moradores devem levar seus animais até o ponto em que estarão os agentes. A equipe fica em cada local das 8h às 17h. Além de aplicar a vacina, ainda haverá um trabalho de conscientização sobre a importância das doses.
Todos os cães e gatos a partir de quatro meses de vida devem ser vacinados, incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, já que não existe contraindicação. A vacina é gratuita e protege tanto os cães e gatos quanto as pessoas.
Na área urbana, nesta segunda-feira (11) os agentes ficam nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Hilda e Cachoeirinha, e na Escola Bernardina no Jardim Itália. Nesta terça-feira (12), as atividades seguem no Jardim Itália, desta vez na Igreja Santa Cruz; na Associação de Moradores da Cohab II; e no Campo de Futebol da Vila Erondina. Já na rural, os agentes estarão nesta segunda-feira na escola do Serrito e na terça-feira, na Igreja Católica da Sitioca Altos da Lagoa.