Prefeito Murilo e assessores durante vistoria ao Residencial Ildefonso Pedroso, que abriga 512 moradias e será entregue até o final do ano – Chico Leite/Assecom
O prefeito Murilo vistoriou na manhã desta segunda-feira (22/02/16) as obras do Residencial Ildefonso Pedroso, localizado entre o conjunto Harrison de Figueiredo e a Chácaras Cidelis, na região sul de Dourados. O sorteio que contemplará os futuros moradores do residencial será feito na próxima quinta-feira, dia 25, às 9h, no auditório da Prefeitura, no CAM (Centro Administrativo Municipal), na Rua Coronel Ponciano, 1.700, próximo ao Douradão.
Acompanhado de Luis Roberto Araújo, secretário de Planejamento, e de Zelinda Fernandes, diretoria de Habitação, e ainda do diretor da empreiteira que executa as obras, o prefeito vistoriou o residencial, que terá 512 moradias, em blocos de dois pisos. São moradias de 42 m².
Os prédios estão erguidos e cobertos e a empreiteira já entra na fase de acabamento. O prefeito Murilo pretende entregar as moradias para os contemplados até o final do ano. O residencial está localizado numa região de fácil acesso ao centro da cidade, escolas, centro de educação infantil, locais de atendimento à saúde, comércio e empresas grandes geradoras de emprego.
Concorrem às moradias, famílias cadastradas no programa habitacional da Prefeitura. Os critérios nacionais na seleção são: a) Famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, comprovado por declaração do Ente Público; b) Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovado por autodeclaração; c) Famílias de que façam parte pessoa(s) com deficiência, comprovado com a apresentação de laudo médico.
Já os critérios locais são: a) Famílias com filhos em idade inferior a 18 (dezoito) anos, comprovado por documentação de filiação; b) Famílias inscritas no cadastro habitacional há mais de 02 anos, desde que posterior a julho de 2009, independente das datas de atualização, comprovado por protocolo ou similar; c) Famílias beneficiadas por bolsa família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) no âmbito da Política de Assistência Social, comprovada por declaração do ente público.
Prefeito Murilo e assessores durante vistoria ao Residencial Ildefonso Pedroso, que abriga 512 moradias e será entregue até o final do ano – Chico Leite
Os sorteios são feitos da forma mais transparente possível, tendo a participação do Todas as ações referentes aos sorteios foram discutidas e deliberadas com o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, de representantes da Caixa Econômica Federal, Ministério Público Estadual e outras entidades representativas da área. Serão sorteados 512 titulares e 149 reservas. A lista dos sorteados será divulgada até o dia 03 de março, no portal do município, no Diário Oficial.
Esse residencial é mais uma conquista do esforço do prefeito para reduzir o déficit de habitações populares em Dourados. Murilo deve fechar o mandato com 5 mil habitações populares entregues ou em construção. É um recorde histórico para o município de Dourados.
Com isso, Murilo passa a ser o prefeito que mais construiu e regularizou habitações populares na história de Dourados. Mesmo a crise e a redução dos recursos para a habitação, o prefeito continua fazendo projetos e gestões no Governo Federal e na Caixa Econômica Federal na tentativa de conseguir cada vez mais habitações populares o município.