O prefeito Murilo recebeu na manhã desta terça-feira, 17, em Dourados o governador Reinaldo Azambuja. Juntos, eles participaram da solenidade de apresentação da viatura militar blindada “Guarani” e conheceram equipamentos utilizados pelo Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras).
A solenidade ocorreu no pátio General Plínio Pitaluga, no Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Acompanhados do general de exército Juarez Aparecido de Paula, comandante CMO (Comando Militar do Oeste) e do general de brigada Rui Yutaka Matsuda, comandante da Brigada, e de autoridades militares e civis, Murilo e Reinaldo assistiram a uma solenidade militar de apresentação da tropa e dos blindados.
Logo em seguida, o prefeito, o governador e o general Juarez descerraram as faixas inaugurais das primeiras três unidades a chegar na Brigada e, juntamente com autoridades se deslocaram, no interior dos veículos, até o pátio do 28º Batalhão Logístico, onde conheceram os principais equipamentos de monitoramento a ser empregado na fronteira.
O general Matsuda disse que Mato Grosso do Sul está sendo o berço da modernização do Exército Brasileiro, primeiro com o Sisfron e agora com a chegada das viaturas Guaranis. O general disse que, além de modernizar o Exército assumiu o compromisso de passar a ser um pólo de conhecimento, inovação e idéias.
“O serviço obrigatório vai ser coisa do passado; o Exército vai entregar cada vez mais valor à sociedade, uma escola que se propõe a formar líderes. Não existe segurança sem desenvolvimento”, afirmou o comandante da Brigada.
O prefeito Murilo é um entusiasta do programa Sisfron. Ele vê a iniciativa como forma de melhorar a vida das pessoas que vivem nessa região, à medida que se combate o tráfico de drogas e se fecha a fronteira para o roubo de veículos, o contrabando e outras atividades ilícitas.
Para Murilo, o controle da fronteira vai ajudar a impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Dourados, à partir da garantia de ainda mais segurança para a população. Ela destaca a iniciativa de trabalho conjunto do Exército com as forças policiais.