O prefeito Murilo recebeu na manhã desta quinta-feira, 18, Osmar Dias, vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil e Clênio Teribele, diretor de Agronegócio da instituição para o lançamento do ‘Custeio Renovável’, uma nova modalidade de financiamento da produção agropecuária.
Dourados é uma das poucas cidades do Brasil escolhidas para sediar o lançamento, segundo Osmar, por ser um importante pólo de agronegócio. “Recebi muitas referência positivas sobre a sua cidade, a região e o Estado e sobre a sua administração; fico muito feliz”, disse no discurso a Murilo.
Osmar foi senador e Murilo deputado federal no início do governo Lula e defenderam juntos no Congresso várias bandeiras, entre elas a aprovação do projeto de lei que regulamentou o plantio de variedades transgênicas no Brasil. “Foi muito bom rever o prefeito; foi muito bom conviver com ele no Congresso”, afirmou Osmar.
Ao discursar, Murilo lembrou da luta para a aprovação do cultivo dos transgênicos, que hoje fazem a diferença na produção brasileira, ajudando a elevar a balança comercial. “Foi um período bom onde pudemos defender juntos as nossas idéias”, disse o prefeito a Osmar.
Murilo destacou, lembrando o superintendente estadual Marco Túlio Moraes da Costa, o Banco do Brasil como parceiro importante da Prefeitura. Falou ainda de Dourados como pólo de produção sucroenergética e do ambiente criado a partir de que ele assumiu a Prefeitura para a criação de um pólo de manutenção industrial. “Mês que vem [22, 23 e 24 ] estamos fazendo em Dourados mais uma edição da Agrometal, uma feira destinada ao setor”, disse Murilo.
O prefeito também agradeceu a Eduardo Riedel, presidente da Famasul, e Marisvaldo Zeuli, presidente do Sindicato Rural, pelo esforço para trazer para Dourados o primeiro centro de formação técnica agrícola em cana-de-açúcar do Brasil.
Participaram do evento, realizado no Kikão Restaurante, também o secretário de Produção do Estado, Paulo Engel, o superintendente regional de Campo Grande, Cesar De Col, e o superintendente regional de Dourados em exercício Adriano Boigues, além de autoridades locais, o presidente da Aprosoja, Maurício Saito, representantes de instituições, agropecuaristas e técnicos do banco de várias cidades.
Custeio renovável – O Custeio Renovável é destinado aos produtores rurais das pessoas físicas e jurídicas para o financiamento das despesas de produção agropecuária, tais como aquisição de sementes, defensivos agrícolas, insumos, medicamentos, vacinas, sais minerais, ração, entre outras finalidades.
O novo sistema permite contratação de financiamento de custeio, com previsão de renovação por 5 safras, por meio de aditamento ao instrumento de crédito original. O desembolso é de acordo com o ciclo produtivo da atividade. Verbas referentes aos insumos podem ser liberadas até 180 dias antes da data de vencimento do financiamento do ciclo anterior.