A tarde de sexta-feira (12), foi dedicada exclusivamente aos mais novos trabalhadores formados em cerca de 50 cursos profissionalizantes, ofertados pela prefeitura em parceria com o Governo Federal, através do Qualifica Dourados/Pronatec.
Aproximadamente 600 pessoas, somente neste ano, tiveram a oportunidade de se qualificar e se tornar aptos a disputar as vagas disponibilizadas no mercado de trabalho. São padeiros, eletricistas, mecânicos industriais, operador de computador, manicure e muito mais.
Desde 2011, ano em que o prefeito Murilo lançou esse programa, já foram formados mais de 4 mil trabalhadores. São pessoas que aperfeiçoaram seus conhecimentos em uma profissão que já exercia, novos profissionais que buscam o primeiro emprego ou que querem ter seu próprio negócio.
Para Murilo, isso é apenas uma pequena parte do que foi proposto por sua administração e que hoje é executado. “Nós temos muito mais, somos a cidade que mais tem Ceim em construção, temos mais de 40 bairros asfaltados simultaneamente. São sonhos que estamos realizando”.
Na solenidade, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, o prefeito disse que as ações da prefeitura estão mudando a vida das pessoas, para que cada um possa viver em uma cidade que leva benfeitoria a todos. “Eu posso não estar, mas a prefeitura está em todos os bairros”, afirmou.
Aos formandos, Murilo desejou boa sorte e disse que tudo o que acontece hoje em Dourados é resultado do trabalho sério não só do prefeito, mas de toda uma equipe que também está comprometida com o bem estar de cada douradense.
Mônica de Lima se formou como salgadeira e disse que “a prefeitura está abrindo as portas e proporcionando meios para possamos mudar de vida. A oportunidade está ai, e temos que aproveitar”. Pensamento semelhante é de Luiza Fernandes, qualificada com costureira industrial.
Mais cursos – A secretária de Assistência Social Ledi Ferla, que fez questão de convidar para o ato, todos os parceiros do município nesse projeto, informou que vários cursos ainda estão em andamento, cujos certificados devem ser entregues no final do ano.
Entre eles, o de cabeleireiro, através do Senac, que começou em março e está previsto para terminar em 29 de outubro, bem como o de agente de proteção social básica, que começou em junho e termina em 17 de outubro.
Pelo Senai está em andamento o curso de mecânico de máquinas industriais, que começou em junho e está previsto para encerrar em 14 de novembro e o de eletricista industrial, que começou em junho e está previsto o encerramento no próximo dia 19.
Pelo Senar, está previsto para os dias 14 e 15 de outubro a realização do curso de relações interpessoais no trabalho e para a vida, no Cras da Vila Cachoeirinha. Também está previsto o de fabricação caseira de conservas de frutas e hortaliças entre os dias 11 a 13 de novembro, no Cras do Água Boa.
Qualifica – O Qualifica foi criado pelo prefeito Murilo para garantir mão de obra qualificada e dessa forma atender a demanda por emprego gerada pelo bom momento que Dourados vive em termos de desenvolvimento, e que para o qual foi preparado.
Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou na sede do Qualifica Dourados, na Rua Firmino Vieira de Matos, 301, próximo à Secretaria de Assistência Social, no centro. Telefone 3411-7718.