O prefeito Murilo fez um acordo com a Caixa Econômica Federal que visa garantir a celeridade na execução das obras de asfalto e drenagem realizadas em Dourados. Esse que só é possível devido à qualidade na gestão dos recursos e disposição do município. O encaminhamento foi passado ontem, durante encontro entre representantes da prefeitura, do banco, empreiteiras e da Sanesul, na sala de reuniões do gabinete.
O município solicitou à Caixa a antecipação de parcelas do empréstimo de R$ 52 milhões contratado para execução das obras de asfalto e drenagem que estão em andamento em dezenas de bairros da cidade. Ao todo, foram antecipados R$ 10 milhões para liberação nos próximos três meses.
“Quando a prefeitura pede a antecipação do recurso à Caixa, ela também tem que antecipar a contrapartida. Então há um esforço da prefeitura nesse sentido. Isso também dá uma segurança aos empresários para que façam os investimentos necessários”, explica o superintendente da Caixa, Evandro Narciso Lima.
O caminho do recurso ocorre gradativamente da seguinte forma: a prefeitura faz a medição e envia à Caixa. O banco verifica a medição com seus técnicos e estando aprovada, solicita a liberação do recurso que posteriormente vai à conta. Com o pedido do recurso antecipado, uma etapa já está superada e após a verificação técnica do banco é feita apenas a parte de autorização para liberar a verba. Dessa forma, é possível que tudo caminhe mais rápido.
Para que a celeridade seja ainda maior, a parceria com a Caixa pode viabilizar a realização de mais de uma medição por mês por parte do banco. Dessa forma, os recursos são liberados mais rapidamente. “No entanto, para que isso aconteça nós precisamos de um volume de obras que dê condições para realizar esse volume de medição”, explicou o superintendente. O pedido de agilidade na execução dos serviços e entrega de documentação necessária para essas etapas foi feita aos empreiteiros contratados pela prefeitura para o trabalho.
O superintendente lembra que Dourados está numa condição especial frente a outros municípios, por conta do esforço e organização para obter essa antecipação dos recursos. “A gente inclusive parabeniza o prefeito por esse esforço e disposição que vai dar mais celeridade a execução dos serviços e gerar mais confiança ao empresário que precisa fazer o investimento até que o recurso chegue”.
Murilo lembra que o município se preparou para cumprir os compromissos firmados, mesmo durante de um ano economicamente difícil, dando respaldo para encurtar o caminho dos recursos e fazer com que as empresas toquem os serviços com pagamento em dia. “Mesmo diante do cenário do país e do Estado, Dourados se mantém aquecida”, disse o prefeito, lembrando que a expectativa é de até o final deste ano, aplicar 50% dos recursos contratados. Até o momento foram aplicados quase 23%.
Ele ainda lembra que a quantidade de obras existentes, não só de drenagem e asfalto, mas também as de habitação e construção da Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) aquecem a economia gerando emprego. Mais celeridade às obras gera também uma necessidade maior por mão-de-obra, o que deve contribuir para a geração de empregos.
A Sanesul também participou da reunião, já que possui contratados junto à Caixa obras de saneamento básico que vão levar mais qualidade de vida à moradores de Dourados. A intenção também foi conversar sobre a solução para obras de recuperação das redes que precisam de corte no asfalto.