O prefeito Murilo entregou na manhã desta sexta-feira, 24, os certificados aos jovens que concluem a quarta etapa do “Programando para o Futuro”. Criado em sua administração, o projeto capacita para trabalhar como jovem aprendiz, adolescentes de 14 a 16 anos de idade que frequentam os Cras (Centros de Referência em Assistência Social).
“Quero que vocês abracem as oportunidades e sejam cidadãos plenos”, disse Murilo. Ele lembrou que cada vez mais o município recebe opções voltadas à capacitação de jovens, citando como exemplo as escolas para ensino médio que já tem curso técnico e estão em fase de implantação no município.
Entre estas estão o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em fase de implantação no Canaã I, do Centro de Formação Profissional do Programa Brasil Profissionalizado que fica em frente ao Parque Rego D’água, e do Centro de Excelência Tecnológica da Cana-de-Açúcar, na área do Sindicato Rural de Dourados.
Murilo destacou que chegando aos seus quatro anos de mandato, não é mais hora de prometer, mas de mostrar o que já foi feito e concluído em sua administração. Na área da Educação, um projeto que citou como exemplo é o de entrega de kits escolares, uniformes e tênis aos alunos no começo do ano. “Muitas mães estão procurando a gente para pedir que vire lei, para garantir que esse benefício se perpetue”, relatou.
Lembrou que a merenda é de qualidade, preparada por nutricionista para propor o que é melhor para os alunos. As ações desenvolvidas visam que os alunos se sintam iguais ao chegar à escola, não só o conhecimento que recebem, mas com os mesmos materiais, vestimentas, alimentação.
Presente na cerimônia, o representante da Comissão de Assistência Social da Câmara de Vereadores, Sergio Nogueira, ressaltou que os legisladores já vislumbravam o sucesso do “Programando para o Futuro” quando este passou em votação na Casa de Leis. Ele ainda agradeceu a visão e sensibilidade do prefeito por investir na juventude douradense.
Também esteve presente no evento e elogiou o projeto, o deputado estadual João Grandão. Ele destacou a importância das políticas públicas para contribuir com o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla agradeceu ao prefeito por ter dado total apoio para o desenvolvimento do projeto, que é mantido pelo município. Através do trabalho de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Programando para o Futuro tem como enfoque o preparo dos jovens para o mercado de trabalho.
Ela lembra que muitos dos adolescentes que passaram pelos cursos estão inseridos em empresas em cargos de jovem aprendiz. “Esta já é a quarta turma e nós formamos uma média de 150 a 200 jovens por turma, então veja o tamanho e a importância desse projeto”, ressaltou, lembrando que o projeto foi reconhecido nacionalmente.
Conforme Ledi, o município ainda vai encaminhar para licitação, a contratação de uma empresa para administrar o projeto “Programando para o Futuro Menor Aprendiz”. Este visa a contratação dos jovens nessa condição para atuar nos próprios órgãos da prefeitura. As bolsas serão pagas com recursos dos Fundos do Direito da Criança e do Adolescente, e do Investimento Social.
Ela ainda destacou outro programa chamado “Estação Juventude” cadastrado pelo município junto ao Governo Federal e contemplado pelo Ministério da Justiça e Coordenadoria Nacional da Juventude. Este é desenvolvido no Cras Cachoeirinha. Alunas que participam de aulas de dança do ventre através do programa se apresentaram durante o evento.
Miriam de Souza que participou das aulas do “Programando para o Futuro” no Cras Jóquei Clube disse na cerimônia que o projeto veio a acrescentar coisas boas na vida dela e ampliar a visão sobre o mercado de trabalho. “Durante as palestras vi que são várias as oportunidades de ter um bom futuro no mercado e que temos que aproveitar e não desperdiçar o nosso tempo”, ressaltou. Giovana Teixeira que recebeu aulas do programa no Cras Cachoeirinha agradeceu ao prefeito pela excelente iniciativa.
O Programando já está com a quinta turma em andamento. Além de ter a idade permitida, para participar os jovens precisam frequentar a escola. Os interessados em saber se ainda tem vaga devem procurar o Cras mais próximo de casa. Hoje, os centros estão no Jóquei Clube, Canaã, Água Boa, Parque do Lago, Reserva Indígena, Cachoeirinha e Vila Vargas. Quem tiver dúvidas do endereço pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social para informações através do 3411-7720.