Durante a entrega de mais 696 certificados aos formandos do programa Qualifica Dourados/Pronatec, na semana passada, no auditório da Aced, o prefeito Murilo destacou o cunho social de sua administração. “Em Dourados as coisas estão acontecendo para todos”, afirmou.
O prefeito disse que em qualquer lugar da cidade por onde se anda se vê uma obra da atual administração. Ele falou do asfalto, casas populares, construções, reformas e ampliações na educação e saúde, centros profissionalizantes. “Mudamos a cara da nossa cidade, acabou o tempo do tapinha nas costas e empurra com a barriga”, disse.
Sobre a capacitação para o trabalho, Murilo informou que este ano foram 40 cursos no total. Foram qualificadas 1.240 pessoas. Desses, 595 foram em cursos ministrados pelo Senac e Senai, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). 451 foram capacitados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural. As outras 194 pessoas foram capacitadas em oficinas artesanais, também de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.
Cecília Ferreira Silva fez o curso de agente de proteção social pelo Senac. Ela agradeceu ao prefeito pela oportunidade de qualificação. “Esse curso foi muito importante para a minha vida; vai ajudar muito. Vou até me preparar para concursos”, disse Cecília antes de receber o certificado das mãos de Murilo. Ela que trabalha como cuidadora de idosos, agradeceu ao prefeito e ao Senac pela oportunidade.
Destacando a capacidade de Dourados de gerar emprego, Murilo destacou o trabalho que está resultando em três escolas técnicas para Dourados. Na região do jardim Canaã I está em construção uma unidade do IFMS (Instituto Federal de MS) e ao lado do Parque do Rego D`Água uma escola do programa Brasil Profissionalizante. Em breve começa a obra da escola técnica do Senar, que vai formar técnicos em agropecuária com foco na cana-de-açúcar. Todas vão formar técnicos de nível médio e até de nível superior (tecnólogos).
Todo o esforço, segundo Murilo, é para garantir à população local o acesso às vagas de emprego que o desenvolvimento econômico de Dourados oferece. “Aqui ninguém precisa ir embora para arrumar emprego”, afirma, lembrando a reportagem da Revista Veja, que colocou Dourados em segundo lugar no emprego bom (acima de 5 salários mínimos) no Brasil. “Aqui os pais podem criar bem os filhos, ter a sua casa própria e forma-los na universidade. Trabalhos para isto, para garantir qualidade de vida a todos”, ressalta Murilo.
Claudecir Alves Penzo, que recebeu o certificado das mãos do vice-prefeito Odilon Azambuja, fez o curso sobre motor ciclo Otto no Senai. Ele chegou para morar em Dourados há pouco e em seguida conseguiu a vaga para o curso. “Agradeço à Prefeitura, ao Senai e ao Pronatec. Este curso foi a melhor oportunidade que tive na minha vida até agora. Agradeço ao prefeito pela oportunidade”, ressaltou.
Nos seis anos de administração, Murilo já qualificou 5.268 trabalhadores. Em 2011, quando entrou em vigor, o Qualifica Dourados formou 674 trabalhadores. Em 2012 foram 1.499, em 2013 mais 1.855. Agora em 2014 foram 1.240. Para 2015 há previsão de se qualificar acima de mil. Para o primeiro semestre foram solicitada 596 vagas ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).