O prefeito Murilo começa a entregar no início de 2015 as obras programadas na sua administração, que começou com o mandato ‘tampão’, em fevereiro de 2011. “Nós planejamos lá no início, fomos atrás dos recursos, estamos executando e vamos entregar a partir do ano que vem, quando entramos na reta final do nosso governo”, afirma.
As principais obras são na área de infraestrutura, setor que amarga carência de décadas de atraso. Murilo assumiu Dourados com 40% de asfalto e vai deixar com mais de 80%. Ou seja, em seis anos, o prefeito fez a mesma quantidade de asfalto que todos os outros prefeitos juntos. Um feito inédito para a cidade, especialmente para os moradores dos bairros mais antigos. Algumas famílias esperavam pelo asfalto há 30 anos. São mais de 1 milhão de metros quadrados.
Através de gestões na Sanesul, Murilo conseguiu fazer o esgotamento sanitário saltar de 60% para mais de 90% até o final de 2016. Isso significa mais saúde para todos os moradores. Obras de drenagem estão resolvendo problemas graves de inundação, como no final da Rua Fernando Ferrari. Atualmente está em execução a canalização do córrego Rego D´Água, resolvendo de vez o perigo de inundação da região do Cachoeirinha.
Murilo fechará o mandato com mais de cinco mil casas e apartamentos entregues. E o prefeito continua trabalhando para deixar projetos em andamento que podem chegar a outras 4 mil. São 9 CEIMs (Centros de Educação Infantis Municipais) em construção, abrindo milhares de vagas para que as mães trabalhadoras possam deixar seus filhos em segurança.
O planejamento urbano foi uma das áreas priorizadas no Governo Murilo também. O perímetro urbano foi ampliado. Com isso desafogou o setor imobiliário, possibilitando a abertura de loteamentos sociais, com lotes de 10×20 metros. Hoje é possível a família comprar um lote com asfalto, energia e água por R$ 40 mil em Dourados para construir a casa própria.
O trânsito recebeu intervenções que evitaram o caos eminente em função do grande crescimento da frota de veículos de Dourados e região. A Avenida Marcelino Pires passou de duas para três vias e o transito melhorou. Várias ruas foram recapeadas e outras abertas para fazer o trânsito fluir melhor. Dezenas de semáforos foram implantados para dar mais segurança ao sistema viário.
O prefeito conta que ao planejar a cidade no início da administração priorizou a coletividade. “Tudo o que estamos fazendo é para todos os douradenses. Demos prioridade para as obras que pudessem beneficiar o maior número de pessoas possíveis. Nosso governo tem o foco em criar infraestrutura para que todos, no centro ou no bairro mais asfaltado, possam viver bem na cidade”, afirma Murilo.
Dourados é o município de Mato Grosso do sul que mais tem contratos com a Caixa Econômica Federal. São recursos viabilizados diretamente pela Prefeitura, aplicados pelos governos federal e do Estado, de emendas parlamentares e de financiamento próprio. Com esses recursos, Dourados é o maior canteiro de obras de Mato Grosso do Sul. Murilo deve entrar para a história como um dos prefeitos que mais revolucionou a infraestrutura de Dourados.
“Nossa administração foi a mais cobrada porque pegamos a cidade numa situação muito triste, de total abandono. Planejamos, viabilizamos recursos e estamos executando os serviços e obras. Foi uma verdadeira força tarefa. Vamos entrar num novo patamar que não permitirá mais administradores descomprometidos com a cidade. Estamos colocando Dourados no caminho do desenvolvimento”, afirma Murilo.