O prefeito Murilo assinou na sexta-feira, dia 27, o montante de R$ 1,4 milhão em convênios com entidades sócioassistenciais que desenvolvem um importante trabalho de parceria com o poder público em Dourados. A cerimônia foi no plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).
Recebem o montante este ano, 11 entidades. São estas a Ação Familiar Cristã, Casa Criança Feliz, Ceia, Cesomar-Maristas, Apae, Pestalozzi, Lar do Idoso, Toca de Assis, Lar Ebenezer, Lar Santa Rita e Iame.
Cada um dos convênios que são compostos por recursos das três esferas – municipal, estadual e federal – e tem seus critérios para serem utilizados. Entre outros, os valores podem ser aplicados no pagamento de orientadores sociais (trabalhadores das entidades), manutenção e custeio das ações, além de aquisição de equipamentos e mobiliários.
“Hoje Dourados conta com uma rede socioassistencial consolidada, entidades adequadas às normativas do Suas [Serviço Único da Assistencial Social] conforme tipificação dos serviços, oferece apoio à essas entidades que desenvolvem um serviço fundamental e parceiro do poder público”, pontua a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla.
Pensando na importância do trabalho desenvolvido pelas entidades, o prefeito Murilo garantiu para este ano mais agilidade na assinatura dos convênios de co-financiamento realizados pelo poder público. A iniciativa foi elogiada, já que dá mais segurança ao trabalho desenvolvido pelas instituições.
“É com grande satisfação que assinamos estes convênios tão rapidamente este ano. O terceiro setor é o braço que chega onde o governo não chega, atuamos como parceiros do poder público. Então, precisamos dessa celeridade. Somos a favor das regras estabelecidas e entendemos a importância de que sejam cumpridas as exigências, e o que pedimos é justamente a atenção e a resolução das questões com rapidez”, ressaltou o presidente do Lar Ebenezer, Adalto Veronesi, que na cerimônia falou em nome das demais entidades.
Ele lembra que grande parte das despesas para custear as entidades é paga com os valores destinados através desses convênios. “As doações são importantes, mas se dependêssemos só delas seria muito difícil manter a entidade”, ressalta Veronesi, sobre a importância do convênio para o Lar, que tem capacidade para atender até 40 crianças e adolescentes de 4 a 12 anos, que são retiradas do convívio familiar após sofrer algum tipo de violência.
Além de destacar a celeridade na assinatura dos convênios, o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Idenor Machado, também lembrou dos avanços que as entidades conquistaram com o passar dos anos e o trabalho desenvolvido pela prefeitura na assistência às famílias. “Vemos que a administração do Murilo não pensa só em erguer e inaugurar prédios, mas dá um suporte na área social, estende a mão às pessoas que precisam de carinho, atenção, uma mão amiga”, ressalta. Além dele, também participaram da cerimônia de assinatura os vereadores Silas Zanatta e Cirilo Ramão.
Em seu discurso, Murilo agradeceu o importante trabalho desenvolvido pelas entidades que assumem a responsabilidade de acolher as pessoas e participar ativamente da vida da cidade. “O papel que a prefeitura desenvolve, se desdobra para fazer, é com a ajuda de parceiros e as entidades são parceiras nisso”, destacou.
O prefeito ainda lembrou que o trabalho na área da Assistência Social é ainda mais amplo. Ele lembrou como exemplos o Qualifica Dourados que já colocou 3 mil pessoas no mercado de trabalho e as ações dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) dá suporte às famílias nos bairros.
“Não estamos só ajudando, estamos dando mais oportunidade para a pessoa crescer, ter o tão sonhado emprego. É pegar o ser humano, dar a mão e contribuir para que ele possa caminhar sozinho”, ressaltou o prefeito. “Nossa cidade hoje está muito melhor do que quando assumimos, principalmente a qualidade de vida das pessoas”, complementou.
Ele ainda destacou as 136 obras que estão em andamento na cidade e que a administração trabalha para que todas sejam entregues até o final de seu mandato, em 2016. O prefeito lembrou que o tempo de promessa já se foi, hoje o que se vê na cidade é resultado de um trabalho desenvolvido e ações se tornando realidade, citando como exemplo a construção de mais Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) para atender crianças que precisam de vagas. “Temos projetos por toda a cidade que tem melhorado a vida de cada um dos douradenses”, destacou.