As ações realizadas pelo prefeito Murilo em prol da mobilidade urbana tem resultado em mais segurança para quem trafega pelas ruas de Dourados. Mesmo com o aumento da frota de veículos, a quantidade de acidentes no trânsito tem diminuído de maneira significativa nos últimos anos. O número de mortes na área urbana por este motivo caiu quase pela metade.
Dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) comprovam este cenário. De janeiro a maio do ano passado – estatística mais recente do órgão – foram 956 acidentes considerando as estradas e ruas que cortam a cidade, enquanto este ano caiu para 900. A diminuição é de 6%.
Se considerados os casos de morte, a queda é vertiginosa. Enquanto nos primeiros cinco meses do ano passado 26 pessoas foram a óbito vítimas de acidente em ruas e estradas, este ano reduziu para 16, sendo uma queda de 38%.
Quando consideradas as mortes ocorridas somente na área urbana – onde a prefeitura atua na questão do trânsito -, a redução é ainda mais significativa. Foram 15 óbitos no ano passado, enquanto este ano somam oito casos. A diminuição é de 46,6%, ou seja, quase pela metade.
INVESTIMENTOS
Esta nova realidade pela qual passa a cidade tem grande influência das melhorias realizadas pelo prefeito Murilo ao longo de sua administração. Já em setembro de 2011 foi criada oficialmente a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) com o foco em garantir mais investimentos e segurança no tráfego.
Ao longo de 2012 a agência foi estruturada. Neste mesmo ano ainda foram contratados os agentes de trânsito que passaram por treinamentos e capacitações, começando a atuar de forma mais enérgica no município a partir do início de 2013.
Os agentes fazem ações de fiscalização, orientação e trabalho constante de educação no trânsito, principalmente nas vias de maior fluxo e pontos considerados críticos para acidentes. “Somente a presença dos agentes já inibe a questão do uso do celular e da velocidade excessiva que são hoje os maiores causadores de acidentes na área urbana”, explica o diretor presidente da Agetran, Ahmad Hassan Gebara, o Mito.
Desde que foi criada, a Agência ainda trabalha de forma efetiva na sinalização horizontal e vertical das vias. Com ruas bem sinalizadas, a obrigatoriedade do condutor fica mais evidente e estimula o respeito às leis de trânsito.
A educação no trânsito também é uma ação constante da Agetran ao longo do ano, tanto com blitz educativas nas ruas com os usuários, quanto nas escolas. As atividades ainda são intensificadas em períodos específicos como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro).
Além de melhorar sinalização e conscientizar os condutores, a prefeitura ainda realiza obras que tem impacto direito no tráfego. Foram retiradas, por exemplo, as rotatórias de pontos estratégicos da cidade, onde a utilização destas já não comportava mais o fluxo. Os redondos foram substituídos por semáforos que ordenam melhor o trânsito e inibem a velocidade excessiva.
Há ainda as obras de recapeamento das vias de maior movimento na área central da cidade e de acesso aos bairros mais populosos. É o caso da avenida Presidente Vargas, rua Palmeiras, rua Coronel Ponciano, rua Eulália Pires, Floriano Peixoto, entre outras. Dessa forma, as vias ficam em melhores condições para o tráfego.