A ampliação de vagas nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) é uma realidade na administração do prefeito Murilo que gradativamente, com planejamento e responsabilidade, vem suprindo esta demanda. Aos poucos, este problema que já havia se tornado histórico em Dourados vem sendo solucionado.
Quando Murilo assumiu a prefeitura o município contava com 29 Ceims em funcionamento. Com a realização de convênios e construção de novas unidades, o município passou a contar com 38 unidades para atender as crianças.
A qualidade do serviço oferecido nestas unidades também melhorou e estas se tornaram referência em estrutura física e ensino. Conta com profissionais qualificados, com nível superior, propostas pedagógicas adequadas. Os alunos ainda fazem nas unidades quatro refeições ao dia elaboradas por nutricionistas.
As crianças ainda recebem kits escolares com o que precisam para uso durante o ano letivo. Uniformes novos para o calor e frio e até mesmo um tênis que ao invés de cadarço tem velcro para que os pequenos aprendam a usá-los sozinhos, entre outros itens são ofertados. Os pais que tem os filhos nos Ceims, além de um local em que possam deixar os filhos com segurança, aprendizado de qualidade, ainda tem a garantia de que ele ainda será tratado com igualdade perante os outros colegas.
Além de se preocupar com quem já tem acesso ao serviço garantindo que seja prestado com qualidade, o prefeito ainda trabalha para que mais pessoas tenham acesso aos Ceims e a todos os serviços que podem oferecer. Para atender a demanda, mais unidades serão inauguradas até o final da administração do Murilo.
Ainda neste mês de fevereiro, o Ceim do Jardim Guaicurus abre as portas. Os alunos já são matriculados. Serão mais 300 novas vagas já neste início de ano letivo. Em junho mais uma unidade no Estrela Guassu também começa a funcionar, esta com pelo menos 100 novas ‘cadeiras’ para receber as crianças. Além destes, mais nove Ceims estão em obras com previsão para ficarem prontas em breve.
Quando Murilo assumiu a prefeitura havia 5 mil crianças em Ceims, atualmente a rede atende 7 mil alunos. Com as novas unidades, o prefeito terminará o mandato com pelo menos 10 mil crianças matriculadas em Ceims.
“Este número de crianças atendidas é o que estamos prevendo, mas ele pode ser ainda maior já que existem critérios que estabelecem se uma criança fica em tempo integral ou em meio período”, explica a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi. Uma resolução publicada este ano e que deve ser mantida, estabelece os requisitos para esta designação.
Em linhas gerais, são priorizadas com as vagas de tempo integral as crianças de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, que tem pais que trabalham e ganham até três salários mínimos, entre outros. Doadores de sangue também tem preferência.
A secretária explica que atendendo as crianças com estes critérios, as demais vagas são concedidas em meio período, o que amplia o número de alunos contemplados. “Nós priorizamos as famílias mais vulneráveis e quantidade de vagas depende do volume de crianças que podemos atender com o ensino integral e meio período”, exemplificou a secretária.
A intenção é que principalmente as famílias mais pobres tenham garantido o acesso das crianças tenham acesso ao serviço, mas que este também seja de qualidade. “As crianças que mais precisam, certamente serão atendidas”, ressalta a Marinisa.
Com a estruturação feita e a maior qualidade de ensino oferecida, a busca por vagas nos Ceims também tem sido mais frequente em Dourados. “Nós projetamos a construção dos Centros para atender a demanda existente quando Murilo assumiu a prefeitura e ainda para as que surgiriam dentro do perfil de quem procurava o Ceim. Mas nos últimos anos, o perfil das famílias que procuram fazer o cadastro também mudou”, conta a secretária.
Buscando a qualidade do ensino e a estrutura ofertada, famílias de classe média e alta que antes não costumavam entrar na fila por vagas em Ceims, passaram também a fazer o cadastro. Com mais este perfil em busca de cadeiras, a demanda aumentou ainda mais nos últimos anos. “A qualidade dos Ceims se tornou referência, inclusive comparada à rede particular. A demanda, portanto, também aumentou e estamos nos preparado para isso”, ressaltou a secretária.
Entendendo que o direito à Educação é uma garantia que deve ser estendida a todos, o prefeito Murilo trabalha para que isso seja realidade na cidade. O foco é priorizar o atendimento às famílias que mais precisam, dando mais conforto, emprego para que os pais possam sustentar seus lares com dignidade, e Centros educacionais de qualidade para que possam trabalhar na segurança de que seus filhos estão bem cuidados.