A Prefeitura de Dourados intensifica ações de prevenção da saúde da mulher durante todo este mês de outubro e um dos direcionamentos neste sentido é o atendimento em horários diferenciados e transporte para este público. O diferencial é oferecido no contexto do “Dourados Rosa”, campanha que teve início na segunda-feira (01), no município.
Assistentes sociais estão em contato com mulheres referenciadas nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) que tenham interesse em realizar exames de preventivo e mamografia após as 18h, e estejam inclusas na faixa etária requisitada nestes procedimentos para incluí-las na agenda noturna.
Esta proposta de atendimento no período que marca a conscientização de prevenção do câncer de mama foi possível por meio da atuação em parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal da Assistência Social e Secretaria de Educação.
Conforme Sônia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, as referenciadas realizarão em dias agendados na Clínica da Mulher, a partir das 18h, exames de mamografia e preventivos. Elas terão ônibus disponibilizados nos Cras para ida e volta da Clínica da Mulher.
Ela explica que em contato com o público feminino em rodas de conversas e palestra realizadas pela Coordenadoria foi notada essa necessidade de apoio quanto à realização de exames em horário noturno, pois, muitas afirmavam não ter tempo para os procedimentos no período matutino ou vespertino por conta de expediente de trabalho ou afazeres domésticos.
“Com essa ação vamos oferecer o serviço com apoio para essas mulheres que encontram dificuldades em outros horários e sabemos da importância para que não deixem esses exames de lado, pois o câncer de mama e câncer de colo de útero quando identificados no início possuem ampla chance de cura”, destaca.
Durante o Dourados Rosa todas as unidades básicas de saúde do município no horário normal de atendimento realizarão exame preventivo, exame de toque de mama, bem como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e encaminharão os procedimentos de mamografia.
A coordenadoria estruturou palestras e rodas de conversas com ênfase na saúde da mulher durante todo mês de outubro nos Cras, postos de saúde e igrejas.
O período contará também com ações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar organizadas pela Secretaria de Saúde.