A expectativa é que os dois cemitérios públicos de Dourados, o Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus recebam entre 60 a 70 mil visitantes – Chico Leite
O movimento nos dois cemitérios públicos de Dourados, o Santo Antônio de Pádua e o Bom Jesus já é intenso na véspera do Dia de Finados, nesta segunda-feira (2 de novembro). Muitas pessoas estão se antecipando nas visitas para fugir do grande movimento no feriado e, além de outras, a novidade para este ano foi a reforma da capela, uma grande reivindicação da população.
Segundo a administração dos cemitérios, são esperadas entre 60 a 70 mil visitantes entre as vésperas e no Dia de Finados, segunda-feira. Apenas no feriado a expectativa é fechar com um público de pelo menos 35 mil visitantes de Dourados e cidades da região. Os dois cemitérios têm aproximadamente 58 mil túmulos distribuídos num total de 12 hectares.
A prefeitura se preparou para esse grande público e, como nos anos anteriores vai disponibilizar banheiros químicos e um caminhão pipa para não deixar falta água no local.
O trânsito nos arredores dos cemitérios será controlado pelos fiscais da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que vão dar orientações aos motoristas. Nenhuma rua, como a Coronel Ponciano ou Palmeiras, será interditada no Dia de Finados, mas foram bem sinalizadas para não confundir o condutor.
De acordo com a Agetran, foi retirada a lombada eletrônica que ficava na Coronel Ponciano, após o cemitério Santo Antônio de Pádua. No lugar dela será instalado um semáforo.
A prefeitura também construiu uma calçada paralela ao muro do Cemitério Santo Antônio de Pádua, também na Coronel Ponciano, onde antes era terra. Outra novidade foi à instalação de um ponto de ônibus.
De acordo com o administrador dos cemitérios, Vanderlei Carneiro, a determinação do prefeito Murilo, é facilitar o acesso da população aos cemitérios. “Tudo foi preparado para facilitar que as pessoas tenham acesso com mais segurança aos cemitérios neste feriado de Finados”, disse.
Fora isso, a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos fez uma limpeza geral na parte interior e exterior dos cemitérios, como pintura, retirada de entulhos, poda de árvores e grama, além da troca de lâmpadas. Também foi revitalizada a parte de jardinagem que fica em frente ao Cemitério Santo Antônio de Pádua, bem como a capela, que foi toda reformada para receber as cerimônias religiosas no feriado.
No prolongamento das ruas Palmeiras e Armando Zanata, também feito o serviço de poda, varrição e retirada de entulhos.
Ele lembra que neste período, vésperas do Dia de Finados, a administração dos cemitérios não permite reparos ou obras nos túmulos, apenas a limpeza, para evitar o acumulo de entulhos nestes dias de celebrações.
Outras informações, localizações de túmulos, por exemplo, podem ser obtidas na administração dos cemitérios, que funciona no Bom Jesus, que no dia de Finados estará aberta das 7h às 17h.
AMBULANTES
Neste ano pelo menos 88 ambulantes vão comercializar flores, velas, coroas, refrigerantes, sucos, caldo de cana, lanches e salgados nos arredores dos cemitérios. Não será permitida a venda de bebida alcoólica.
Os ambulantes vão montar as estruturas nas ruas Palmeiras e Coronel Ponciano e no estacionamento do Cemitério Santo Antônio de Pádua. Os fiscais de Postura do município farão a fiscalização nesses locais durante do o Dia de Finados a partir das 6h.