Mais de 6 mil pessoas já receberam atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas de Dourados nos seus primeiros 18 dias de funcionamento. Mesmo em fase de início de operação, com os serviços sendo implantados gradativamente, o atendimento foi um sucesso, mesmo durante o recesso de fim de ano.
Na manhã desta terça-feira o prefeito Murilo comemorou o resultado da implantação da UPA na melhoria da qualidade do atendimento à população, ao tomar conhecimento dos números. “Com planejamento e boa vontade estamos melhorando o atendimento à saúde”, afirma Murilo, que se reuniu nesta segunda-feira, dia 5, com o governador Reinaldo Azambuja justamente para tratar de investimentos na saúde de Dourados.
Nesses primeiros 18 dias de funcionamento da UPA, a média de atendimento durante a noite foi de 200, sendo 130 adultos e 70 crianças. No período do dia, quando há atendimento nos postos de saúde, a procura pela UPA cai um pouco, ficando em 150 na média (100 adultos e 50 crianças). No geral, a média de pessoas atendidas gira em torno de 350 por período de 24 horas.
De acordo com o diretor-clínico da UPA 24 horas, Antônio Flávio Bichofe, o atendimento durante o recesso foi bem maior devido ao fechamento das unidades de saúde nos bairros. “Houve um dia que tivemos pelo menos 500 atendimentos, mas tudo foi feito com tranquilidade; o atendimento foi um sucesso”, explica o médico.
A UPA mantém a disposição uma equipe formada por quatro clínicos gerais e dois pediatras, além de uma equipe competente de enfermeiros, auxiliares e pessoal do administrativo. “A estrutura nova e a tecnológica que dispomos corrobora para um atendimento de qualidade”, ressalta o diretor.
Além disso, a UPA conta com o apoio de quatro hospitais, que são o HV (Hospital da Vida), que atende trauma e urgência/emergência; os hospitais Universitário, Evangélico e Sias de Fátima do Sul. “Podemos fazer encaminhamentos direto da UPA e isso agiliza nosso trabalho de forma dinâmica, sem causar tumultos ou transtornos ao pacientes”, disse.
Neste primeiro momento, a unidade inaugurada há aproximadamente 15 dias, não funciona com sua ‘carga total’, atendendo os casos de menor complexidade. São os chamados de urgência clínica (médica, pediátrica e de psiquiatria), que antes eram prioritariamente uma atividade do PAM (Pronto Atendimento Médico).
O HV ainda está recebendo pacientes de urgência e emergência, mas em menor quantidade. Como determinou o prefeito Murilo, o processo é gradativo para não causar prejuízos ou transtornos à população, até que todos os usuários estejam, adaptados.
O paciente que antes se dirigia ao PAM quando precisava de atendimento, agora deve procurar a UPA, com o diferencial de que esta funciona 24h. Já os pacientes que são os mais graves, permanecem sendo encaminhados ao Hospital da Vida pelo Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço Móvel de Urgência) 192.
CRITÉRIOS
Na UPA 24h o critério para atendimento da população não é por ordem de chegada, mas pela chamada classificação de risco, ou seja, quanto mais grave for o caso, mais rápido o paciente será atendido. Para citar um exemplo, a pessoa que chegar à unidade sofrendo um ataque cardíaco, vai passar na frente de quem está apenas com uma dor de barriga, mesmo que a pessoa que esteja com dor tenha chego primeiro.
Os critérios para escolha de quem será atendido prioritariamente é feito durante uma consulta de enfermagem por equipe qualificada para o trabalho de classificação de risco. Ao fazerem cadastro na recepção, os pacientes são encaminhados para esta consulta. Na unidade são duas salas para classificação de risco, sendo uma para crianças (até 11 anos) e uma para adolescentes e adultos (a partir dos 12 anos).
ESTRUTURA
Para atender melhor os douradenses, a UPA 24h tem prédio adequado, estrutura moderna e equipamentos de ponta que são novos para atender aos pacientes. A prefeitura ainda montou uma equipe somente para trabalhar capacitação junto aos funcionários, com o objetivo que se mantenham qualificados, tanto na parte prática dos serviços de urgência e emergência, quanto na oferta de atendimento mais humanizado à população.