As ações do movimento Maio Amarelo organizado em Dourados pela prefeitura através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), já começaram com o alerta de que é preciso o envolvimento de toda a sociedade por um trânsito melhor. Na manhã desta terça-feira (03), foi a vez dos profissionais que atuam em funções ligadas ao trânsito participarem de uma carreata pela avenida Marcelino Pires, a mais movimentada da cidade.
O ponto de partida foi a igreja São José Operário e a chegada na Praça do Cinquentenário. Instituições que estão ligadas desde a fiscalização até a formação de condutores, guincho, auto escola, serviço de saúde, entre outras ligadas ao trânsito participaram, mostrando a união das dos órgãos por um trânsito melhor.
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Ahmed Hassan Gebara, o Mito, o movimento acontece nacionalmente, a exemplo de outros como o Outubro Rosa e Novembro Azul, porém com foco no trânsito. A intenção é cumprir uma diretriz da ONU (Organização das Nações Unidas) que colocou como meta a redução pela metade nos casos de mortes na “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, estabelecida entre 2011-2020.
A ideia do movimento que em Dourados é organizado pela prefeitura e apoio de parceiros, é mostrar que a busca por um trânsito melhor vai além do que é feito pelos órgãos fiscalizadores. “É muito importante a fiscalização, mas para atingirmos o objetivo é preciso que haja o envolvimento de toda a sociedade, de cada condutor, ciclista, motociclista, pedestre, fazendo sua parte”, afirma.
Gebara lembra que pequenas atitudes como ultrapassar em sinal vermelho ou falar ao celular enquanto dirige, por exemplo, que são as mais flagradas por agentes de trânsito, podem colocar a todos em risco. “O respeito à sinalização e ao próximo é essencial para evitarmos acidentes”, diz.
Para lembrar o papel de todos e como podem colaborar, são diversas as ações do Maio Amarelo que serão realizadas ao longo deste mês. Haverá blitz, palestras nas escolas, aos servidores e motoristas da prefeitura; orações em igrejas, motosseata, passeio ciclístico, entregas de materiais informativos, entre outros. Para acompanhar as ações que serão desenvolvidas durante as ações do “Maio Amarelo” basta seguir a Fan Page da Prefeitura de Dourados através do facebook.com/prefeituradedourados.
Além de órgãos de diversas secretarias municipais como a Guarda Municipal e o Samu 192 (Serviço Móvel de Urgência), também participam do Maio Amarelo o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), CCR MSVia, Seguradora Porto Seguro, Centro de Formação de Condutores e Exército.