Com várias ações de conscientização em pontos estratégicos da cidade, a Campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida – marca um mês todo de prevenção no trânsito em Dourados. A programação estruturada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran, foi iniciada nesta terça-feira (02) e segue até o fim do mês.
Dentre as ações, nesta quarta-feira (03) acontece blitz educativa próximo ao Monumento do Colono. Em Dourados, a Campanha tem buscado ações diferentes para chamar a atenção do público. Conforme Cristhian Lelis, gestor de Educação de Trânsito, pontos turísticos da cidade serão ‘sinalizados’, e com apoio de empresas a campanha deve ganhar ‘ainda mais força’.
“Nós tematizamos o Monumento ao Colono, um ponto muito legal, pois tem grande fluxo de pessoas, vamos buscar outros pontos assim e empresas parceiras também vão colocar o tema nas fachadas, é diferente e irá gerar um impacto a quem ver”, cita.
Ele cita que uma preocupação da gestão ao elaborar as ações foi atingir um público diversificado. Para o gestor, a ação será muito positiva em Dourados, pois os motoristas precisam se informar sobre trânsito seguro.
“Uma busca da prefeitura foi atingir várias idades, por isso estamos, nas ruas, nas escolas, enfim a mensagem é que é preciso haver mudança de comportamento rápida por parte das pessoas, com uma direção mais responsável para o bem de todos”, cita.
Ainda nesta semana, acontece divulgação da Campanha Maio Amarelo nas escolas municipais pela Guarda Mirim. A programação contará ainda com atividades na cidade universitária e blitz educativa em frente ao Douradão.
MAIO AMARELO
O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.
O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.
No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.
O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.