A prefeitura, através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) está com pelo menos 150 trabalhadores fazendo todo o serviço de limpeza dos cemitérios de Dourados e nas ruas do entorno, preparando para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro.
Pelo menos cinco equipes estão concentradas nos cemitérios Bom Jesus e Santo Antônio de Pádua onde os trabalhadores fazem a manutenção das passarelas, corredores, calçadas, recolhimento de entulhos, capina, varrição e pintura. O trabalho se estende as ruas laterais aos cemitérios e nas ruas Coronel Ponciano e Palmeiras, principais vias de acesso.
De acordo com o diretor de Serviços Urbanos, Édio Carneiro, os serviços são executados para garantir mais segurança e conforto aos visitantes. A manutenção é feita de forma rotineira, mas ganha reforço nesta época do ano, por causa do grande número de visitantes que são esperados. “Muitas pessoas já começam a visitar os cemitérios nas vésperas do feriado, por isso, sempre antecipamos os serviços de limpeza e manutenção”, disse.
A expectativa é que pelo menos 60 mil visitantes passem pelos dois cemitérios públicos de Dourados na Semana de Finados.
O trabalho de manutenção segue até a véspera do Dia de Finados, para também garantir apoio às famílias que costumam fazer a limpeza dos túmulos e jazigos
Além dessa força tarefa, o serviço de limpeza está sendo feito em toda a cidade, seguindo o cronograma normal, segundo Édio Carneiro. Nesta quarta-feira as equipes se concentraram na área central. Outras equipes de limpeza também fazem o serviço nos distritos.
Ambulantes – A Prefeitura começou no dia 20 deste mês a fazer o cadastramento das pessoas que desejam comercializar velas, flores, alimentos, bebidas (exceto bebida alcoólica) e sorvetes nos espaços que serão previamente demarcados pelos fiscais de Postura do município. Neste ano a prefeitura disponibilizou cerca de cem espaços.
O cadastramento ainda está acontecendo. Os interessados podem procurar a Semsur na Avenida Marcelino Pires, no 2ª piso do Terminal Rodoviário, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações são (67) 9635-0685 – (67) 3424-8516.