Uma equipe da Prefeitura de Laguna Carapã faz uma visita técnica ao Viveiro Municipal de Dourados na manhã desta quarta-feira, dia 10. Denilson Dias da Silva, secretário de Meio Ambiente, Geovani de Souza, técnico em agropecuária, e Francisco Carlos, funcionário do setor, conheceram o funcionamento do viveiro, que é administrado pelo Imam (Instituto de Meio Ambiente) e Semshur (Secretaria de Serviços Urbanos).
A equipe foi recepcionada por Dirce Precinato Miranda, diretora responsável pelo viveiro, Caroline Roncone, estagiária, e o Matheus dos Santos, que cuida do setor de trituração de galhos. Eles conheceram o processo de recebimento, separação e trituração dos galhos oriundos de quedas, podas e corte autorizado de árvores.
Também conheceram o processo de produção de mudas de árvores nativas, frutíferas e exóticas. O viveiro de Dourados produz hoje em torno de 45 mil mudas por ano. A equipe conheceu inclusive o processo de coleta de sementes.
A Prefeitura de Laguna Carapã pretende implantar um viveiro de mudas na cidade similar ao de Dourados. As informações coletadas em Dourados e a experiência no trabalho vão ajudar na elaboração do projeto.
Dirce, que representou o diretor-presidente do Imam Yuri Kintschev, conta que a equipe conheceu inclusive o processo de irrigação e manutenção das mudas e ainda as formas de doação para a população. Com o picador, Laguna quer reduzir o descarte irregular de galhos, que acabam poluindo as margens de rodovias e ruas mais afastadas do centro.
O prefeito Murilo tem dado todo o apoio para o funcionamento do Viveiro para garantir a produção de mudas necessárias para garantir a arborização nos novos bairros de Dourados e a reposição de árvores que caem por idade ou em vendavais. Murilo quer manter Dourados como uma das cidades mais arborizadas do Brasil.