A convite da prefeitura, o Juiz da Infância e da Juventude de Dourados, Zaloar Murat Martins visitou na quinta-feira passada os Ceims (Centro de Educação Infantil) Manoel Pedro Nolasco, no bairro João Paulo II e o Raio de Sol, no Parque das Nações I.
Acompanhado dos defensores públicos Reginaldo Marinho da Silva e Samuel Sebastião Magalhães, o juiz verificou toda a estrutura e o funcionamento dos Ceims, que foi apresentado pela secretaria de Educação, Marinisa Mizoguchi, e ficou surpreso com a organização e dedicação dos funcionários para com as crianças.
Segundo a secretária foram escolhidos os dois ceims porque servem como modelo, já que todas as unidades do município, mantém um padrão adotado pelo prefeito Murilo, tanto na estrutura física como no sistema de funcionamento, como .
No Ceim Manoel Pedro Nolasco, por exemplo, que atende 114 crianças de quatro meses a quatro anos de idade, são oferecidas quatro refeições diárias além de cuidados com a higiene pessoal. Além disso tem atividades de classe e extraclasses, de acordo a idade, informou a coordenadora Aparecida da Silva Teixeira.
Ela explica que como a maioria das crianças permanece no local em tempo integral é necessário uma equipe grande que se reveza em dois períodos. No local trabalham dez professores, dez estagiários do curso de pedagogia, recreadores, funcionários efetivos que servem de apoio, duas merendeiras e uma auxiliar e quatro pessoas na limpeza.
A alimentação oferecida às crianças é feita com base em um cardápio diário elaborado por nutricionistas da prefeitura, seguindo um rigoroso padrão de qualidade. “Aqui as crianças recebem uma alimentação balanceada incluindo legumes, verduras e frutas diariamente”, explica a coordenadora.
Cada turma tem um tipo de atendimento de acordo com a idade desde o berçário até ao pré I. Para melhorar esse atendimento pedagógico, recentemente a prefeitura adquiriu o ‘kits bebeteca’ que foi distribuído nos 31 Ceims.
Cada unidade recebeu um kit que contém 80 livros pedagógicos contemplando alunos do maternal até o pré I. “São livros de conteúdos riquíssimos que somente as escolas particulares têm acesso. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino da educação infantil em Dourados”, acrescentou a secretaria Marinisa Mizoguchi.
Percorrendo o Ceim Raio de Sol o juiz também conheceu o funcionamento dos berçários, salas de aula, horários das atividades, a qualidade da alimentação que é oferecida as crianças, local de armazenamento dos alimentos, os livros didáticos e locais de atividades recreativas.
Na avaliação do juiz da Infância e da Juventude, Zaloar Murat Martins o modelo de Ceim utilizado em Dourados é bastante satisfatório tanto na sua estrutura como funcionamento, atendendo as necessidades das crianças e dos pais, no entanto, é necessário abrir um número maior de vagas tendo em vista o crescimento da cidade e da população.
“Na realidade atual, aumentou o número de mulheres que precisam trabalhar fora e já não têm mais tempo de se dedicar aos cuidados dos filhos. Esse também é um dos fatores que fizeram aumentar o déficit de vagas nos Ceims”, comenta o juiz.
A secretária de Educação Marinisa Mizoguchi explicou ao juiz que o município vem buscando todas as formas para reduzir o déficit de falta de vagas nos Ceims seja na construção de novas unidades, ampliação das atuais e fazendo parcerias com entidades, através de convênios. Hoje são 31 unidades, além de oito conveniados. São algo em torno de quatro mil crianças matriculadas nos Ceims do município em Dourados.
Ela lembrou que a administração do prefeito Murilo está construindo mais nove ceims, sendo um no Alto do Indaiá, Vila Vargas, Parque das Nações I, Jardim Monte Carlo, Jardim Jóquei Clube e Jardim Vitoria. Estão em fase de finalização unidades no Jardim Guaicurus, no Jardim Colibri e, no Parque do Lago I. Essas unidades vão permitir a abertura de mais duas mil novas vagas, conforme informou a secretária.