O Inventário Turístico de Dourados vai servir de modelo para os municípios de Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de MS), Nelson Cintra, ao receber um exemplar impresso do estudo, na sexta-feira em Dourados, durante palestra na Rota do Desenvolvimento Centro Sul, como o tema “Apresentação dos Eixos Norteadores da Gestão Pública Estadual no Turismo 2015/2018”.
O inventário, que está na sua quarta edição, é desenvolvido pelo Núcleo de Turismo da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), sob coordenação da turismóloga Rejane Delvalle Morinigo. A edição tem 240 páginas e será disponibilizada em breve no link Turista do site oficial da Prefeitura de Dourados.
Ao receber o trabalho das mãos da secretária Elizabeth Salomão, Cintra elogiou-o, dizendo que gostou muito. Neste ano essa é a terceira vez que o presidente da Funditur visita Dourados. Ele se reuniu com o prefeito Murilo, depois participou do encerramento do Festival Gastronômico e agora esteve presente na Rota do Desenvolvimento. Cintra tem feito elogios à organização e potencial do turismo em Dourados.
O inventário apresenta informações básicas do município, dos atrativos turísticos, eventos, equipamentos turísticos, de lazer, de prestadores de serviços de lazer e entretenimento, da infraestrutura de apoio ao turismo, serviços de educação, saúde, segurança e ainda patrimônios tombados.
Em comparação ao ano anterior houve um aumento de 21, 31% do numero de empresas, com destaque para o serviço de saúde e gastronomia. “Dourados tem crescido muito na prestação de serviços, incluindo a área de turismo e se consolidando cada vez mais como o maior polo regional de Mato Grosso do Sul”, comemora o prefeito Murilo.
O documento serve para consulta de estudantes, pesquisadores e investidores. Foram catalogadas 685 empresas, sendo 26 do setor de hospedagem, 153 do setor de gastronomia, 21 do setor de agenciamento e transportadora turística, 15 prestadoras de lazer e entretenimento, 32 do setor de comunicação, 184 no sistema médico-hospitalar e 254 entre diversos serviços de apoio ao turismo.
POTENCIAL
Durante a Rota do Desenvolvimento, que aconteceu de quinta-feira a domingo no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, a Prefeitura de Dourados manteve um estande para dar informações sobre as potencialidades de Dourados e os programas de apoio ao desenvolvimento criados pelo prefeito Murilo.
Durante a Rota o prefeito Murilo recebeu um estudo feito pelo Sebrae/MS para o Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), do Governo do Estado, que aponta várias oportunidades para se empreender no setor de turismo em Dourados.
De acordo com o estudo, há espaço para investir em bares, cafés, docerias e atrações noturnas diversificadas, hotéis e pousadas para temporadas e fim de semana – day use, serviços de buffet e teatro e cinema diferenciados com potencial para atrair público de turismo e negócios e os universitários em atividades noturnas. Outra potencialidade é para pousadas rurais com atrativos de turismo e ecoturismo para feriados e fins de semana.