O Governo do Estado entrega nesta quarta-feira, 25, uma área de 10 hectares do Distrito Industrial de Dourados para a Megh, indústria de ceras e emulsões que vai se transferir de São Paulo para Mato Grosso do Sul. A solenidade será às 9h, na Prefeitura de Dourados, no Gabinete do prefeito Murilo, com a presença de representantes do Governo do Estado e dos empresários Martin Frank Herman, Ricardo Dittmer e Arnaldo Monteiro, donos da Megh.
A vinda da Megh para Dourados foi uma grande luta do prefeito Murilo e faz parte do projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, criado em 2011. A empresa irá transferir todo o seu parque industrial, formado por três fábricas – uma em São Paulo capital e duas em Porto Feliz -, para Dourados. O foco será a produção de ceras e emulsões a partir do etanol.
De acordo com Carlos Alberto Reze, do Grupo Personality, consultoria especializada que dá apoio à empresa e ao prefeito no processo de viabilização de grandes indústrias para Dourados, a escolha do município se deu em função da proximidade com a matéria prima e um acordo de benefícios fiscais. “A parceria do Grupo Personality e a Prefeitura de Dourados, possibilitou as visitas dos empresários a Dourados, que se encantaram com a região e traçaram, estrategicamente, a transferência da indústria, que virá enriquecer ainda mais o parque industrial do município”, diz o executivo.
Carlos lembra que o trabalho com a secretária da Seprotur, Tereza Cristina, o governador André Puccinelli, o prefeito Murilo e a ex-secretária Neire Colman começou em 2012, durante um almoço com empresários em Ribeirão Preto. Na oportunidade ocorreu uma reunião dos empresários com Murilo e André e iniciou-se a discussão para a transferência da empresa. Primeiro foi assinado o termo de acordo, nº 707/2012, com o Governo do Estado. Agora acontece a doação da área.
Com a escritura do terreno em mãos o projeto será apresentado ao Fundo de Desenvolvimento de MS, permitindo que os trabalhos se iniciem imediatamente. Carlos conta que a empresa já tem um imóvel em Dourados e está providenciando a organização do escritório para início das atividades, incluindo a construção da indústria.
O investimento previsto é de mais de R$ 20 milhões em construções, transferência das linhas de produção e aquisição de novos equipamentos para implementação de novos produtos. Vai gerar em torno de 160 empregos quando todas as unidades estiverem transferidas. A transferência será gradual, sendo completada em 6 anos. Após, serão criadas novas linhas de produção, gerando mais empregos. A empresa também gera empregos indiretos, na manutenção predial e industrial e no fornecimento de serviços.
A Megh é uma empresa com capital 100% nacional, fabricante de ceras e emulsões de ceras, sendo a primeira no mercado a possuir sistema certificado ISO 9001:2008. Produz ceras acrílico-etileno, carnaúba, parafina, polietileno e polipropileno para os setores de adesivos, automotivo, couro, domissanitários, frutas, madeira, papel, plásticos, têxtil e tintas. A empresa tem parceiros globais nos Estados Unidos (Dow), na Argentina, Colômbia e Peru.
A localização de Dourados para a produção de subprodutos do setor sucroenergético é estratégica. Há em torno de 10 usinas, pertencente a grupos distintos, localizadas a no máximo 100 quilômetros de distância. Com isso, as empresas instaladas em Dourados tem abundância de matéria prima e várias opções de fornecedores.