Criada pelo prefeito Murilo em junho do ano passado, como mecanismo para apoiar os pequenos negócios, a Sala do Empreendedor tem ajudado a realizar sonhos e melhorar a vida das pessoas. São exemplos os casos da vendedora de roupas Geralda Alves e da fabricante de confecção Eliane Alves Moura, que hoje desfrutam dos benefícios de serem micro empreendedores.
O projeto surgiu pensando no desenvolvimento de Dourados e das pessoas. Somente no ano em que foi criada a Sala atendeu 93 empreendedores e, destes, 38% se formalizaram. Agora em 2014, no primeiro semestre, foram 74 atendimentos, com 13 formalizações, o que representa 18%.
Geralda Alves, que tem emprego fixo na área financeira de uma empresa, vendia roupas informalmente nos fins de semana para complementar a renda. Ao tomar conhecimento da Sala do Empreendedor, recebeu toda a ajuda e hoje é micro empreendedora individual (MEI).
“Me formalizei há três meses e pra mim está sendo muito bom. Posso emitir nota fiscal e faço recolhimento ao INSS que ajuda na aposentadoria depois”, diz Geralda. O imposto fixo de R$ 37 por mês, Geralda recolhe sem fazer diferença nas contas da família. “Tenho uma cunhada que vende perfumes e já indiquei a Sala pra ela também”, informa.
Outra empreendedora que está muito contente é Eliane Alves Moura, que tem uma pequena fábrica de confecção no bairro Canaã I. Há três meses ela se formalizou no MEI e já colhe os benefícios da decisão. “Eu gostei muito, consigo emitir nota fiscal para os clientes e posso fazer compras de matéria prima em outros Estados, com preço mais barato”, ressalta.
Eliane já fabrica em torno de 300 peças de uniformes e camisetas por mês. Com a formalização ela dá os primeiros passos para crescer num mercado ascendente em Dourados. Na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), onde funciona a Sala do Empreendedor, a empresária também conseguirá o apoio que precisa para crescer na produção de confecção, uma das áreas incentivadas pelo prefeito Murilo.
Osmário Magalhães, coordenador da Sala do Empreendedor, explica que além de ajudar na formalização, a Prefeitura apóia na gestão do negócio tanto administrativa, como financeira e na obtenção de capital de giro ou para investimento. Isto é feito através dos parceiros. “Basta nos procurar que faremos uma análise do problema e daremos encaminhamento; com as parcerias que temos o empresário ou o futuro empreendedor terá todo o apoio que precisa”, explica o coordenador.
Os parceiros na Sala do Empreendedor são o Sindicato dos Contabilistas, Junta Comercial de MS, Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Governo do Estado, Confaz-M/MS, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Anvisa, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Gente e o Sicredi.
O atendimento na Sala do Empreendedor é feito de segunda a sexta-feira em horário comercial. A Semdes fica na Avenida Weimar Torres, 1.680-B, ao lado do edifício Adelina Rigotti (Prédio das Araras), no centro de Dourados.
Emprego – Em Dourados a prefeitura ainda favorece a formação de novos profissionais que estão em busca de emprego e dispostos a competir no mercado de trabalho. Com o Qualifica Dourados, também criado pelo prefeito Murilo, já se profissionalizaram mais de quatro mil trabalhadores, os quais vivem hoje uma nova realidade.