No início da manhã deste sábado (16), um incêndio ocorrido no Viveiro Municipal localizado no bairro Parque das Nações I, mobilizou diversos órgãos da Prefeitura de Dourados. Às 5h40, a GMA (Guarda Municipal Ambiental) foi acionada para ajudar a combater o fogo que estava espalhado em diversos pontos do local, que recebe descarte de galhos e podas de árvores.
Equipes da GMD (Guarda Municipal de Dourados), Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Defesa Civil também atuaram no combate ao incêndio. “O Corpo de Bombeiros e a Energisa estavam no local e informaram que não adiantaria apenas jogar água, porque tinha muita brasa, então queima debaixo para cima lentamente, precisaria dividir o material para não queimar tudo”, explicou Romualdo Diniz Salgado, secretário da Semsur.
Foi necessário utilizar máquinas para separar o material e impedir que o fogo se alastrasse ainda mais, as equipes também fizeram a limpeza debaixo das redes elétricas para as chamas não alcançarem os fios de energia. “Contamos com o apoio da Sanesul, Agesul, Empresa Terra e Eurovias que enviaram máquinas para ajudar na força tarefa. O fogo está controlado no momento, mas vamos continuar de prontidão com os caminhões pipa”, disse o secretário.
O fogo teve início próximo a BR-163, a Guarda Municipal e a empresa CCR-Vias estavam no local fazendo o controle do tráfego. “Como havia muita fumaça, era perigoso acontecer algum acidente. A GMD ajudou no controle do fluxo e também a impedir que caminhões descartassem novos materiais no momento, por causa do risco de fogo. Nosso papel é dar apoio a todas as equipes envolvidas e ajudar o máximo possível”, comentou a diretora-geral da GMD, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento.
Descarte de galhos e podas
Nos próximos dias o Viveiro permanecerá fechado para a limpeza, Os materiais podem ser descartados em um dos outros 3 Ecopontos municipais:
Já os caminhões maiores com grande quantidade de material, poderão retirar uma autorização especial no próprio Viveiro Municipal para fazer o descarte direto no aterro sanitário da cidade.